Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Menino de 2 anos que sobreviveu a incêndio provocado pela irmã recebe alta da UTI

Adolescente de 14 anos confessou ter ateado fogo no apartamento onde estavam os irmãos menores; bebê de 11 meses morreu

O menino de dois anos que sobreviveu ao incêndio provocado pela própria irmã, de 14 anos, em Guarujá, na Baixada Santista, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele permanece internado no Hospital Santo Amaro (HSA), mas agora em leito de enfermaria. O estado de saúde é estável, segundo a equipe médica.

O incêndio aconteceu no dia 14 de julho, em um conjunto habitacional no bairro Cantagalo. No momento da tragédia, estavam no apartamento o menino, uma bebê de 11 meses que morreu no local e a adolescente responsável pelo fogo. Outra irmã, de cinco anos, estava na área comum do prédio e não se feriu.

adolescente foi apreendida pela polícia. De acordo com o delegado Glaucus Vinicius Silva, titular da Delegacia Sede, ela afirmou que não fez nada de mal com a irmã de cinco anos porque “ela não dava trabalho”. Já os outros irmãos foram alvo da ação violenta da jovem, que confessou o crime em depoimento.

Investigação

A Polícia Civil concluiu a investigação e apontou que a adolescente agiu sozinha. Segundo a corporação, houve prova da materialidade e indícios claros de autoria, sem qualquer indício de apoio ou instigação de outra pessoa. A jovem teria pesquisado na internet como explodir um botijão de gás antes do incêndio.

O menino chegou a ser considerado em estado grave por conta da inalação de fumaça. Em boletins anteriores, o HSA informou que ele já respirava sem ajuda de aparelhos, mas continuava na UTI pediátrica. A alta da UTI ocorreu no dia 30 de julho.

Consequências legais

O caso foi registrado como homicídio e tentativa de homicídio pela Delegacia de Guarujá. Em depoimento, a menina relatou que apanhou da mãe antes do crime e que não queria mais cuidar dos irmãos.

Com a finalização do inquérito, a Polícia Civil encerra sua atuação e repassa os documentos ao Ministério Público (MP). Caberá ao órgão avaliar se oferecerá representação – equivalente a uma denúncia -, ou se arquivará ou concederá remissão do processo.

Caso avance, a Justiça decidirá se aplica medida socioeducativa. A Justiça poderá determinar medidas que variam desde advertências até internação, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Imagens revelam destruição

Um vídeo obtido pelo VTV News mostra o cenário de destruição no interior do apartamento. Colchões queimados, paredes enegrecidas e fuligem espalhada revelam a intensidade do incêndio. Também aparecem pertences da família jogados pelo chão.

As imagens percorrem quartos, sala, banheiro e cozinha. É possível ver caixas de papelão, roupas, brinquedos e sacolas em meio ao ambiente completamente danificado (assista a seguir).

O delegado Glaucus Vinicius classificou o caso como “sombrio” e “aterrorizante”. “Ela falou com muita tranquilidade, olhando nos meus olhos, disse que já não aguentava mais cuidar dos irmãos e queria se ver livre daquilo”, afirmou em entrevista à VTV, afiliada do SBT.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Guarujá lamentou o ocorrido e se solidarizou com os familiares das vítimas. Segundo a administração, secretarias municipais e o Fundo Social de Solidariedade estão monitorando o caso e se colocaram à disposição para o que for necessário.

“Por determinação do prefeito Farid Madi, as secretarias de Saúde (Sesau), Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e Fundo Social de Solidariedade estão acompanhando o caso”, informou a nota. A prefeitura destacou ainda que atua para oferecer suporte emocional às famílias afetadas.


Continua após a publicidade

Autor

  • Renan da Paz

    Jornalista com três anos de experiência em comunicação multiplataforma, com atuação em televisão (apresentação, reportagem, produção, direção, roteirização e edição), assessoria de imprensa e produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, é produtor na VTV SBT e repórter web do VTV News.

VEJA TAMBÉM

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, contexto do início de seu tratamento de radioterapia preventiva após cirurgia de câncer de pele.

Lula encerra tratamento contra câncer de pele após 15 sessões de radioterapia

o que fazer em santos

Agenda cultural em Santos: festas juninas, shows, teatro e esporte no fim de semana

Confira o trânsito do Sistema Anchieta-Imigrantes para está sexta-feira do Dia dos Namorados

Anchieta e Imigrantes registram pontos de congestionamento nesta sexta-feira

famosos dia dos namorados

Dia dos Namorados: veja as declarações de amor dos famosos nas redes sociais

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.