Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Caso de maus-tratos termina com cão morto e servidor preso em Piracicaba

Animal levado para atendimento não resistiu e precisou ser submetido à eutanásia; outros cães resgatados permanecem internados
Close de um cão branco, com expressão abatida, em ambiente externo ao fundo, usado para ilustrar caso de maus-tratos a animais em Piracicaba com desfecho trágico.

Um servidor público municipal de Piracicaba acabou preso em flagrante por suspeita de maus-tratos a animais depois de levar uma cadela em estado grave a uma clínica veterinária na segunda-feira (22). O animal apresentava um quadro irreversível, não respondeu aos tratamentos disponíveis e precisou ser submetido à eutanásia. Além disso, a polícia encontrou outros dois cães em situação precária na casa do suspeito, onde eles permaneciam sem os cuidados adequados.

Atendimento na clínica levou à prisão

Segundo a Polícia Militar, uma equipe seguiu até uma clínica veterinária após receber informações sobre um cachorro em estado de extrema debilidade. No local, a médica veterinária responsável informou aos policiais que a cadela apresentava um quadro clínico severo e sem possibilidade de recuperação.

A partir desse atendimento, os agentes receberam novas informações indicando que o tutor mantinha outros animais em condições semelhantes em sua residência.

Polícia resgata dois cães na residência

Em seguida, os policiais foram até o imóvel, localizado no bairro Vila Independência. No quintal, a equipe encontrou um dos cães com lesões pelo corpo. Já dentro da casa, outro animal apresentava sinais de negligência e maus-tratos.

Posteriormente, os agentes resgataram os dois cães e os encaminharam para atendimento veterinário. De acordo com a protetora de animais Tathy Duda, responsável pela tutela dos animais, ambos chegaram à clínica debilitados, com feridas, infestação de carrapatos e problemas de pele.

Imagens divulgadas pela protetora mostram o início da recuperação dos cães. Um deles precisou passar por uma tosa completa devido aos pelos embolados que cobriam parte da cabeça e comprometiam a região dos olhos e das orelhas. Já o segundo apresenta ferimentos no pescoço, mas consegue caminhar e segue recebendo cuidados médicos.

Dois cães foram resgatados pela Polícia Militar em uma residência de Piracicaba após denúncia de maus-tratos
Dois cães foram resgatados pela Polícia Militar em uma residência de Piracicaba após denúncia de maus-tratos. Foto: Reprodução/Polícia Militar

Servidor responde ao processo em liberdade

Após a ocorrência, a polícia encaminhou o servidor ao 1º Distrito Policial de Piracicaba, onde ele permaneceu preso em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais. A legislação estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e da proibição de manter a guarda de animais em casos que envolvam cães e gatos.

No entanto, durante audiência de custódia realizada na terça-feira (23), a Justiça concedeu liberdade provisória ao investigado. As medidas cautelares determinadas no processo não foram divulgadas.

Prefeitura acompanha o caso

Por fim, a Prefeitura de Piracicaba confirmou que o homem integra o quadro de servidores municipais. A administração informou, entretanto, que ainda não havia recebido notificação oficial sobre a ocorrência. Além disso, esclareceu que o funcionário está suspenso por outro motivo, sem relação com a investigação.

Até a última atualização do caso, a defesa do suspeito não havia se manifestado.


Continua após a publicidade

Autor

  • Luana Gasparetto

    Jornalista e radialista, com experiência em produção de conteúdo multiplataforma, elaboração de pautas, entrevistas e cobertura jornalística, com foco em informação de interesse público, comunicação digital e jornalismo investigativo. É autora do livro-reportagem “Borboletas de Concreto: desvelando as marcas deixadas nos corpos de ex-detentas e suas metamorfoses” e pós-graduanda em Gestão de Rádio e Mídias Audiovisuais.

VEJA TAMBÉM

Vídeos com 350 mil views levam polícia a grupo de tráfico em Piracicaba

Vídeos com 350 mil views levam polícia a grupo de tráfico em Piracicaba

Após sair da prisão, homem volta a perseguir ex e é preso em Bragança

Após sair da prisão, homem volta a perseguir ex e é preso em Bragança

Imagem dividida mostra um vídeo com marcação em vermelho ao redor de uma pessoa no chão na rua, em situação de atropelamento, com carros e via urbana em Santos.

Motorista diz que não viu idosa ao atropelá-la e deixar local em Santos

Casal de vinhedo em foto no carro, sorrindo e usando óculos escuros, em viagem. Imagem mostra um homem de barba e uma mulher com cabelo preso, retratando a proximidade do casal.

Viagem de 40 dias termina em tragédia para casal de Vinhedo no Pará

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.