O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (15) que Brasil e Estados Unidos terão uma conversa de negociação nesta quinta (16), em meio ao aumento das tarifas impostas pelos norte-americanos sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita durante cerimônia pelo Dia do Professor no Rio de Janeiro.
No discurso, Lula se referiu com ironia ao encontro informal que teve com o presidente dos EUA, Donald Trump, nos bastidores da Assembleia Geral da ONU.
“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica“, disse, em alusão à fala de Trump de que ambos teriam tido “química excelente”.

Negociação ocorre em meio à imposição de tarifas
A negociação bilateral será conduzida em Washington pelo chanceler Mauro Vieira e pelo secretário de Estado designado pelos EUA, Marco Rubio. Os dois já haviam conversado por telefone na semana passada, quando acertaram o encontro presencial.
Vieira viajou aos Estados Unidos no início da semana e, segundo apurou a agência Reuters com uma fonte sob anonimato, passou esta quarta-feira reunido com técnicos do governo brasileiro na capital americana, se preparando para a reunião.
A delegação brasileira busca tratar das tarifas de 50% anunciadas por Trump sobre diversos produtos de exportação do Brasil. A justificativa apresentada publicamente pela Casa Branca incluiu o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Trump classificou o processo como “caça às bruxas”.
Ainda em seu discurso no Rio, Lula afirmou que o processo contra Bolsonaro não foi mencionado durante a conversa telefônica com Trump. Segundo ele, o diálogo se concentrou exclusivamente em temas de caráter econômico.