Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Senado vota projeto que proíbe repasse de custos de furtos de energia às tarifas

Proposta determina que despesas com “gatos” e erros de medição sejam arcadas pela União e concessionárias, sem onerar consumidores.
Entenda o projeto que proíbe fiança para crimes ligados à pedofilia, aprovado pelo Senado (Foto: reprodução)

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal vota nesta terça-feira (7) um projeto de lei que proíbe o repasse aos consumidores dos custos relacionados às chamadas perdas não técnicas no setor elétrico, como furtos de energia, conhecidos popularmente como “gatos”.

A proposta é de autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG) e recebeu parecer favorável do relator, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

O que diz o projeto

Pelo texto, as despesas decorrentes de furtos, erros na medição, ausência de medidores e problemas no faturamento devem ser cobertas pela União e pelas concessionárias de energia, ficando expressamente proibido o repasse desses custos às tarifas pagas pelos consumidores.

O autor sustenta que o combate às perdas não técnicas é responsabilidade das distribuidoras e critica o atual modelo, que permite que parte desses custos seja incluída no cálculo das tarifas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “O consumidor brasileiro está arcando com a ineficiência de instituições públicas e privadas prestadoras de serviços públicos”, afirma o texto do projeto.

Segundo a justificativa, a medida busca incentivar as empresas e o poder público a atuarem com mais rigor no combate aos furtos e às falhas operacionais, sem repassar o ônus ao consumidor.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

meninas

Leonardo e Poliana curtem tarde de sol ao lado dos netos em Goiânia

parte do teto do shopping piracicaba desabou

Teto do Shopping Piracicaba desaba e assusta quem passa pelo local

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.