O Governo de São Paulo abriu a Brazilian Week, nesta segunda-feira (12), apresentando sua carteira de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) a investidores internacionais. Entre os destaques, estão a parceria público-privada (PPP) do Túnel Santos-Guarujá e a concessão do novo Centro Administrativo, que será construído em Campos Elíseos, na capital paulista.
“São Paulo tem feito a lição de casa do ponto de vista fiscal e tem se tornado um porto seguro em termos de boa estruturação de projeto. É por isso que nosso programa tem tido tanto destaque e gerado tanto interesse”, disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Durante o evento, Tarcísio ressaltou o sucesso do programa, que já soma R$ 354 bilhões em investimentos. Ele também mencionou projetos que devem ser licitados no segundo semestre, como o Trem Intercidades (TIC) Sorocaba-São Paulo e iniciativas relacionadas à transição energética e economia do conhecimento.
Nos encontros com representantes de fundos de investimentos e bancos, o grupo liderado pelo governador discute temas como infraestrutura digital, mobilidade urbana e energia renovável. Outros pontos abordados incluem política climática, gestão de recursos hídricos e expansão de data centers no estado.
‘Programa destaque, que gera interesse’, diz Tarcísio
Tarcísio destacou o interesse dos investidores nos projetos paulistas, que são vistos como modelos estruturados e fiscalmente sólidos. “Apresentamos aqui também os motivos pelos quais São Paulo tem se destacado tanto na economia do conhecimento quanto na transição energética”, afirmou o governador.
A agenda do governador inclui, ainda, a participação em fóruns internacionais. Nesta terça (13), ele debaterá sobre o papel do etanol na mobilidade, durante um painel da XP Investimentos, já na quarta (14), participará de eventos como o Summit Valor Econômico Brazil-USA, abordando oportunidades de negócios no estado.
Continua após a publicidade
O evento se encerrará na quinta-feira (15), com a participação de Tarcísio no Itaú CEO Conference. Ele apresentará iniciativas como a privatização da Sabesp e o plano de modernização administrativa, que visam reforçar o compromisso de São Paulo em atrair investimentos e gerar desenvolvimento sustentável. Enquanto isso, o vice Felicio Ramuth segue como governador em exercício no Brasil.
Relembre o projeto do Túnel Santos-Guarujá
De acordo com o Governo, o Túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso do Brasil, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros sob as águas. A obra terá três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos para pedestres e ciclistas.
Hoje, a travessia entre Santos e Guarujá é feita pelo sistema de balsas, que transporta cerca de 23 mil veículos por dia, ou pela Rodovia Cônego Domenico Rangoni. O novo túnel promete reduzir o tempo de viagem a dois minutos, atualmente afetado por filas que podem durar até duas horas.
Construído por meio de blocos pré-moldados de concreto afundados a 21 metros de profundidade, ele será posicionado abaixo do calado de 15 metros dos cargueiros que passam pelo canal. A obra busca atender 78 mil pessoas que cruzam o canal diariamente e melhorar a logística para os 2 milhões de habitantes da região.