Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Servidores entrarão em greve devido a salários em Praia Grande

Paralisação começa nesta sexta-feira (21)
origem-dos- (1)

O reajuste salarial dos funcionários públicos municipais de Praia Grande, na Baixada Santista, será definido “a partir da primeira quinzena” de abril, conforme anunciado pelo prefeito Alberto Mourão (MDB) em um ofício enviado ao Sindicato dos Trabalhadores em 17 de março. A notícia causou insatisfação entre os servidores, que aguardavam a proposta desde o dia 14. Como resposta, a categoria convocou uma assembleia e decidiu entrar em greve geral a partir de sexta-feira (21).

Os trabalhadores iniciaram a greve por tempo indefinido para pressionar a Prefeitura a apresentar uma proposta concreta de reajuste salarial. Ao VTV News, a Prefeitura justificou o atraso, alegando que os estudos sobre o impacto financeiro ainda não haviam sido concluídos. A análise da receita corrente líquida está em andamento, e o índice final depende dessa avaliação, mas a administração reforçou seu compromisso com o reajuste.

A administração municipal também lembrou que concedeu o último aumento salarial em abril de 2024. O município, porém, negou a interpretação de que não haveria reajuste nos próximos anos. Refutou também possíveis equívocos no entendimento do ofício enviado ao sindicato, destacando que haverá reajuste, mas com base nas condições orçamentárias.

Greve começa nesta sexta (21) após atraso no reajuste salarial

Por outro lado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Adriano Roberto Lopes da Silva, o Pixoxó, criticou a postura da Prefeitura. Ele alegou que o governo não atendeu às expectativas da categoria e que a proposta de “zero reajuste é um descaso”. E, portanto, os números financeiros do município indicariam que “seria possível realizar o aumento sem prejudicar o limite prudencial”.


Continua após a publicidade

Na assembleia de 17 de março, os trabalhadores decidiram iniciar a greve na sexta (21), com concentração na entrada da cidade. Pixoxó convocou todos os servidores a participarem do movimento, enfatizando a importância da mobilização. Ele afirmou: “A luta faz a lei”, e pediu a unidade da categoria para pressionar a administração municipal.

Já a Prefeitura de Praia Grande reafirmou que está trabalhando para definir o reajuste, levando em conta a atual situação orçamentária. A administração também destacou que os pagamentos aos servidores estão sendo feitos pontualmente, sem comprometer os serviços públicos. A gestão municipal afirmou estar buscando a melhor solução para valorizar os trabalhadores.

Autor

Mais lidas
Banco Central anuncia nova moeda comemorativa (Foto: Divulgação / Redes Sociais)

“Parece uma camisinha”; Banco Central anuncia moeda comemorativa e a internet reage

Internazionale Barcelona Inter site oficial

Saiba onde assistir Barcelona x Inter pela Champions League

Bahia Copa do Brasil Rafael Rodrigues EC Bahia

Saiba onde assistir Paysandu x Bahia pela Copa do Brasil

célia leão deputada secretaria raphael montanaro

Cadeirante, secretária de Valinhos é retirada de voo por estar com uma almofada

Roubo Remédios Emagrecer

Trio é detido após atacar farmácia e roubar remédios para emagrecer

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.