Um adolescente de 13 anos, turista de São Paulo, desapareceu ao entrar no mar na Praia da Aviação, em Praia Grande, na Baixada Santista, no domingo (20). O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou que as buscas foram retomadas na manhã desta segunda-feira (21). O helicóptero Águia da Polícia Militar (PM) também foi acionado para a operação.
Segundo a corporação, os bombeiros foram chamados por volta das 12h30, mas inicialmente o helicóptero não conseguiu identificar o local do incidente. Banhistas que estavam na praia apontaram onde o afogamento aconteceu, e uma moto aquática, um agente e uma Unidade de Resgate de Salvamento Aquático (Ursa) foram enviados ao ponto indicado.
O irmão do adolescente, de 16 anos, informou que os dois estavam com a água na altura do pescoço quando o garoto se afogou e desapareceu. Ele relatou que estavam juntos no mar no momento do incidente. As buscas envolveram equipes entre domingo e segunda, com apoio de quatro bombeiros e três embarcações, mas sem sucesso.
Casal morre afogado e filho é salvo após resgate; relembre caso
Dois dias antes, na tarde de sexta-feira (18), um casal morreu afogado e o filho adolescente foi salvo após atendimento de emergência em Praia Grande. O incidente ocorreu por volta das 13h, no bairro Caiçara, em um trecho da orla sem cobertura de guarda-vidas.
Segundo a nota divulgada à imprensa, o GBMar foi acionado pelo telefone 193 e enviou uma Ursa, além de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao chegarem ao local, as equipes encontraram três vítimas – mãe, pai e filho – em parada cardiorrespiratória na faixa de areia.
Continua após a publicidade
Foram realizadas manobras de reanimação no local e, em seguida, as vítimas foram encaminhadas aos prontos-socorros Quietude e Samambaia. Priscila, de 43 anos, foi levada ao PS Samambaia, mas não resistiu. Robson, também de 43 anos, teve o óbito confirmado no PS Quietude.

Já o filho do casal, Théo, de 15 anos, foi estabilizado e permanece sob cuidados médicos no PS Samambaia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a família estava a passeio em Praia Grande, e residia em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.