O cantor Milton Nascimento, 82 anos, considerado um dos principais nomes da música brasileira, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2), na edição 229 da revista Piauí.
Primeiros sinais
Segundo a publicação, após o desfile da escola de samba Portela, onde Milton foi homenageado na Marquês de Sapucaí, e do lançamento do documentário “Milton Bituca Nascimento”, dirigido por Flávia Moraes, seu filho e empresário, Augusto Nascimento, achou Milton um tanto esquecido, com pouco apetite e o olhar muitas vezes em um único ponto.
Além disso, o cantor estava repetitivo, indo e voltando nas mesmas histórias em questões de minutos, o que foi um ponto de estranheza, já que costumava passar horas contando passagens diferentes de sua trajetória.
Exames
Em abril, começaram a realizar uma série de testes clínicos com a intenção de averiguar diferentes domínios cognitivos, como atenção, capacidade de cálculo, orientação de espaço e linguagem. O clínico geral Weverton Siqueira, então, disse a Augusto que, pela primeira vez em uma década, estava assustado com o declínio cognitivo do artista. Com isso, solicitou uma bateria de exames.
“Quando vi que o meu pai apresentava uma piora no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos EUA.”
– disse Augusto à Piauí. Um mês depois, em maio, os dois embarcaram na aventura norte-americana, percorrendo 4 mil km em 16 dias por cinco estados americanos.
Diagnóstico
Algumas semanas após o retorno dos Estados Unidos, Milton, que em 2023, descobriu Parkinson, recebeu um novo diagnóstico: demência por corpos de Lewy (DCL).
Segundo National Institute on Aging, agência federal líder nos Estados Unidos para pesquisas sobre o envelhecimento, a DCL é uma doença associada a depósitos anormais de uma proteína chamada alfa-sinucleína no cérebro. Esses depósitos, chamados “corpos de Lewy”, afetam substâncias químicas no cérebro. Essas alterações, por sua vez, podem levar a problemas de pensamento, movimento, comportamento, humor e outras funções corporais.
Milton Nascimento não teve um filho biológico, mas aos 75 anos adotou Augusto, hoje com 30.