A estreia do Sabores da Vila, novo reality da VTV, apresentou neste sábado (25) a história e o talento de Aline Brasilino, representante da Vila Criativa da Zona Noroeste, que emocionou o público com um prato leve e carregado de significado: filé de tilápia ao molho de espinafre, servido com arroz de cenoura.
Entretanto, além da deliciosa receita com base de molho branco infundido com espinafre, Aline comentou que o filé de tilápia até têm seus preferidos, porém outro prato também sai bastante do cardápio. Quer saber qual? Confira mais abaixo.
Técnica em Nutrição e responsável pela Naturibari — cozinha especializada em alimentação saudável e dietas pós-bariátricas —, Aline reforçou a proposta do programa ao transformar ingredientes comuns em uma narrativa afetiva de superação.
Os filés de tilápia foram marinados em limão, azeite, alho e cebola, e assados até ficarem dourados. O molho, feito com espinafre refogado e base cremosa de manteiga, leite e creme de leite, completou a receita. Para acompanhar, Aline serviu arroz branco com cenoura refogada no azeite, agregando cor e nutrição à composição final (Leia a receita completa).
- O Sabores da Vila vai ao ar todos os sábados, às 12h15, na VTV. Durante quatro semanas, o programa acompanhará os desafios, as histórias e os sabores que definem a culinária popular santista.
Outro prato concorrido
Curiosa, a apresentadora Bárbara Muller perguntou à Aline qual marmita que mais sai do cardápio da cozinheira. Apesar de concordar que a tilápia sai com frequência, outro clássico tem seus fãs consolidados:
“O escondidinho é o campeão, tanto de carne quanto de frango. Pessoal que não quer comer um arroz, prefere um purê, vai pro escondidinho. Tem gente que come a semana toda!”, comentou a Aline no programa.
Durante a gravação, Aline contou que cresceu entre panelas e especiarias. Seu pai era dono de um quiosque de comida nordestina em Itanhaém. “Cresci sentindo cheiro de baião de dois e cuscuz. Cozinhar é reviver essas memórias”, disse.
O reality, que reúne seis participantes de comunidades santistas divididos em duplas por categorias — marmitas, doces e comidas de rua —, foi gravado nas vilas criativas de Santos, espaços reconhecidos pela Unesco pela atuação em formação profissional e inclusão social. A cada episódio, uma pessoa de cada categoria avança para a grande final, onde será definido o vencedor da temporada.
A estreia trouxe o desafio de apresentar uma receita original com o tema marmita. Aline foi avaliada por Bárbara Muller, que também comanda o programa.
“O público pode esperar receita boa, comida boa, histórias reais, de pessoas reais”, afirmou a apresentadora.
