A temporada de cruzeiros 2025/2026 em Santos começa com o retorno de dois gigantes do mar: o Costa Favolosa, primeiro a atracar no porto santista em 23 de novembro, e o Costa Diadema, que inicia as viagens no fim do mesmo mês. Além de movimentar o turismo regional, a companhia italiana mira um novo perfil de viajante: os jovens que buscam experiências curtas, imersivas e com entretenimento a bordo, mas sem descuidar do público mais velho.
A expectativa, segundo o diretor comercial da Costa no Brasil, Ruy Ribeiro, é de alta ocupação e roteiros mais dinâmicos para atender a diferentes estilos de público.
Confira a entrevista do VTV News com o porta-voz da Costa Cruzeiros
Quais navios da Costa farão escala em Santos esta temporada – confirmações e datas?
Durante a temporada 2025/2026 na América do Sul, a Costa terá dois navios operando em Santos, o Costa Diadema e o Costa Favolosa. O Costa Favolosa será o primeiro a chegar, iniciando suas operações em Santos no dia 23 de novembro de 2025. Ele fará minicruzeiros de 3 e 4 noites pelas cidades de Ilhabela, Balneário Camboriú e Porto Belo, com embarques programados até o dia 13 de dezembro de 2025.

Já o Costa Diadema começa a realizar cruzeiros a partir do Porto de Santos no dia 28 de novembro de 2025 e segue até abril de 2026, realizando minicruzeiros de 3 e 4 noites por Ilhabela e Itajaí e roteiros regulares de 7 noites navegando por Buenos Aires e Montevidéu.

Algum navio faz estreia em Santos este ano ou há novidades de itinerário?
Os navios Costa Diadema e Costa Favolosa são dois dos navios mais bem avaliados pelos hóspedes sul-americanos e vamos atendê-los com experiências únicas a bordo e viagens por destinos clássicos. Os roteiros foram planejados oferecem tanto escapadas rápidas quanto viagens mais longas e imersivas, explorando a beleza das costas brasileira, argentina e uruguaia, com a conveniência e o conforto de ter tudo a bordo.
Dos cruzeiros que passarão por Santos, a preferência é pelas rotas mais curtas ou mais longas?
Santos é um hub central para o embarque de hóspedes Costa de diferentes partes do país em cruzeiros que visitam a América do Sul. Portanto, do porto santista partem tanto a nossa oferta de minicruzeiros de 3 e 4 noites quanto nossos roteiros mais longos, de 7 noites. Também do Porto de Santos saem os cruzeiros transatlânticos que ligam o Brasil a Europa, cuja duração varia de 19 a 26 noites, e que permitem aos hóspedes passarem por alguns dos destinos internacionais mais requisitados da Espanha, França, Portugal e Itália.
Qual a expectativa de ocupação média para as escalas em Santos nesta temporada? Como estão as reservas até hoje?
Estamos muito otimistas em relação à temporada 2025/2026 na América do Sul de forma geral. Observamos um cenário de alta demanda e um público cada vez mais interessado na experiência de viajar de cruzeiro. As vendas antecipadas estão se mostrando muito promissoras, e a estratégia de diversificar os roteiros, incluindo minicruzeiros e viagens mais longas, tem sido fundamental para atrair diferentes perfis de viajantes.
Vocês oferecem excursões locais organizadas a partir de Santos? Como são vendidas/reservadas?
Todas as excursões disponíveis em Santos durante as paradas dos navios da Costa podem ser consultadas no site oficial da Costa e adquiridas antecipadamente pela plataforma de check-in MyCosta antes do embarque no cruzeiro com o pagamento realizado via cartão de crédito internacional e à vista.
Outra opção é reservar a excursão já a bordo do navio através do aplicativo Costa App, sendo o valor debitado diretamente do cartão de crédito internacional cadastrado, podendo ser parcelado em reais e em até 6 vezes sem juros.
Há protocolos sanitários ou exigências especiais para passageiros que embarcam/desembarcam em Santos?
Atualmente, não há exigências específicas e obrigatórias para o embarque ou desembarque de passageiros em Santos para além do que é determinado para a navegação na costa brasileira pelas autoridades sanitárias brasileiras. Vale reforçar, no entanto, que no momento de fazer o web check-in para o cruzeiro na Costa, o cliente deve preencher uma declaração do estado de saúde, confirmando que ele está apto para viajar de navio. Somente assim, o hóspede consegue fazer o download dos documentos da viagem.

Qual o perfil médio de passageiros (origem, nacionalidade, faixa etária) que desembarcam e embarcam em Santos.
A maioria dos turistas que viajam com a Costa é proveniente da região Sudeste, especialmente de São Paulo e interior, além de Minas Gerais.
Com relação ao perfil dos cruzeiristas, a Costa tem diversificado bastante sua oferta e serviços para atender aos diferentes perfis de hóspedes. Embora os millenials representem uma parcela cada vez maior do público de cruzeiros, a Costa atrai viajantes com idade média em torno dos 40 anos, tanto casais como famílias com crianças.
No entanto, vale reforçar que a companhia oferece opções de entretenimento e atividades direcionadas a todos os públicos, desde famílias, grupos de amigos a casais mais maduros.
Quais os cruzeiros temáticos ou de artistas previstos para a temporada?
A Costa foi pioneira em cruzeiros temáticos no Brasil e realiza em 2026 a 21ª edição do “Dançando a Bordo”. A viagem é totalmente customizada para os amantes da dança, com uma média de 15 aulas por dia e de todos os gêneros da dança; além de diversos bailes simultâneos de diferentes ritmos. O 21º Dançando a Bordo acontece a bordo do navio Costa Diadema, com embarque de Santos no dia 15 de março de 2026, e visitas a Buenos Aires, Montevidéu e Itajaí.
A Costa também oferece os cruzeiros especiais de Natal, Réveillon (com parada na praia de Copacabana para a queima de fogos), Carnaval e Páscoa, que contam com programação e gastronomia temáticas.
Veja fotos do Costa Diadema









Veja fotos do Costa Favolosa








