Search
Close this search box.
Cotidiano

Universitários participam de mutirão de combate ao Aedes no Gonzaga, em Santos

Em uma ação do Movimento ODS Santos 2030, alunos da Universidade São Judas – Unimonte atuam em conjunto com os agentes de saúde da Prefeitura na primeira etapa do Mutirão de Verão contra o Aedes aegypti no bairro Gonzaga, marcada para quarta-feira (13), a partir das 9h. O ponto de partida para a campanha será a Praça das Bandeiras (Av. Vicente de Carvalho s/nº – Gonzaga).

A ação contará com alunos de diversos cursos de graduação da universidade e 65 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde (SMS). Na campanha, moradores do Gonzaga receberão orientações sobre prevenção, vacina e sintomas da doença. Além disso, focos de proliferação do mosquito serão buscados nas residências.

O Movimento ODS Santos 2030 tem o objetivo de conectar a Administração Municipal com outros setores da sociedade, como as instituições de ensino. Para o chefe do Centro de Controle de Zoonoses e Vetor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alexandre Nunes, a parceria proporcionará uma rica troca de conhecimentos para todos os participantes. “Essa atividade coloca os diferentes segmentos: profissionais da saúde, estudantes e munícipes em sintonia no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ações como essa amplificam nossa capacidade de disseminação da informação e conscientização”.

O coordenador dos cursos de Saúde da São Judas Unimonte, Michel Sant’Anna, ressalta a importância da atuação dos universitários citando o aumento dos casos de dengue e chikungunya na Cidade neste ano, em relação a 2023. “É importante pelo momento emergencial na Baixada Santista por conta da dengue. A campanha será uma extensão da sala de aula, pois agrega a formação dos alunos para o contato direto com a sociedade do entorno”.

A primeira etapa do mutirão no Gonzaga vai compreender a área formada pelas Avenidas Presidente Wilson e Vicente de Carvalho (orla da praia), Bernardino de Campos, Washington Luís, Rua Luiz de Farias e Praça Fernandes Pacheco. A segunda etapa está prevista para o dia 20 de março, com retornos aos sábados da semana de cada mutirão para eventuais pendências, podendo sofrer alterações devido ao tempo.

A empresa Terracom atuará em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizando uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, que têm potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A secretaria já realizou oito mutirões de verão em 2024, eliminado 825 focos com larvas. O objetivo é atingir os bairros mais movimentados nesta época do ano, realizando a vistoria nos imóveis de população flutuante, já que no verão o clima quente e úmido é favorável para a procriação do mosquito e a alta circulação de pessoas acende um alerta à saúde.

Mais lidas

Ídolo do Santos, Serginho Chulapa sofre infarto e passa por cirurgia

Mãe de seis filhos morre após ser baleada durante operação policial em Santos

Mulher morre em acidente na Rodovia dos Bandeirantes

Feriado da Revolução Constitucionalista será chuvoso em Santos

Morre músico e ator Laércio de Freitas, aos 83 anos

Espumante Coreto será lançado em homenagem aos 250 anos de Campinas

Envolvidos em crime de latrocínio contra jovem em Santos são condenados

VEJA TAMBÉM