Search
Close this search box.
Brasil

Sanasa de Campinas recebe prêmio pela qualidade do saneamento básico

A premiação dos dez primeiros classificados aconteceu durante o evento da ARES-PCJ juntamente com a Assemae para debater a situação do saneamento no Brasil e seus desafios.

A Sanasa obteve o primeiro lugar no Prêmio ARES-PCJ – 3º Ciclo do Projeto ACERTAR, recebendo a premiação de TOP 10 e Destaque entre os prestadores de serviços de água e esgoto dos municípios regulados pela Agência Reguladora PCJ e que participaram da auditoria. 

“É uma premiação importante que reconhece a confiabilidade das informações que a Sanasa envia ao SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) e que refletem a realidade da empresa. Além disso, evidencia a transparência dos dados que deram nota 10 à Sanasa no ranking do Trata Brasil”, destaca Gustavo Prado, coordenador de Relações Técnicas da Sanasa.

A premiação dos dez primeiros classificados aconteceu durante o evento da ARES-PCJ juntamente com a Assemae para debater a situação do saneamento no Brasil e seus desafios.

O ranking avaliou a certificação de 34 prestadores de serviços que finalizaram o 3º ciclo da metodologia ACERTAR, da ARES-CJ. Os 34 relatórios de certificação foram encaminhados ao Ministério das Cidades e estão disponíveis no site da ARES-PCJ (www.arespcj.com.br/conteudo/relatorios-acertar).

Para elaborar o ranking, o critério utilizado foi a nota média da qualidade das informações obtidas nos eixos confiança/exatidão. A metodologia ACERTAR possibilita a padronização dos procedimentos de Auditoria e Certificação de informações do SNIS, com o objetivo de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento. Com isso, há mais confiança no uso dos indicadores de desempenho.

Projeto ACERTAR

O projeto ACERTAR surgiu da necessidade de melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico e aperfeiçoar e certificar o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), administrado pelo Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. O objetivo é orientar os serviços de água acerca de metodologias para auditoria e certificação de informações que são cadastradas no SNIS. Ao final do projeto, os prestadores de serviços de saneamento que se destacaram no ano são reconhecidos com o prêmio dado pela Agência Reguladora.

VEJA TAMBÉM