Search
Close this search box.
Cotidiano

Dia do Livro Infantil: Campinas disponibiliza lista de livros de graça pela internet

O objetivo é incentivar pais e crianças a criar um hábito de leitura para a formação cultural, acadêmica e emocional

“A melhor coisa do mundo na casa do menino maluquinho era quando ele voltava da escola. A pasta e os livros chegavam sempre primeiro voando na frente.” O trecho rico em imagens e detalhes faz parte do livro “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo (1932 – 2024), leitura clássica e que foi responsável por fazer brotar o amor pela leitura em muitos pequenos, hoje já adultos.

Ser criança é estar sempre pronto a aprender, sejam palavras, histórias ou hábitos. E por isso, o Plano Primeira Infância Campineira (PIC) busca incentivar a leitura em todas as idades, antes mesmo da criança ser alfabetizada, por meio de outros adultos. Nesta quinta-feira, dia 18 de abril, é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Livro Infantil, uma data que pode ser comemorada com ótimas leituras.

O acesso aos livros é fundamental neste processo, por isso, o PIC disponibiliza uma lista de livros gratuitos para baixar no site https://piccampinasprimeir.wixsite.com/brincar/leia-uma-hisr%C3%B3ria. Ao clicar em “Baixe Livros”, o público é encaminhado para outra página em que vai poder selecionar a publicação conforme a faixa etária.

“As crianças que são expostas desde cedo à leitura apresentam melhor desempenho acadêmico, têm habilidades superiores de compreensão de texto, de vocabulário, e isso vai ser fundamental para o futuro”, explica o coordenador do PIC, Thiago Ferrari.

Além do clássico “O Menino Maluquinho”, estão disponíveis gratuitamente livros de Monteiro Lobato, contos de fada dos Irmãos Grimm e até gibis, incluindo de Maurício de Sousa. “Há um leque de opções. Pais e crianças podem escolher livros mais antigos como ‘O Pequeno Príncipe’ e outros modernos como ‘A Ilha do Último Baile’, de Márcia Barros, laçado em 2020”, conta Thiago.

A intenção é que a leitura possa começar numa parceria entre crianças e adultos. O importante é saber que nunca é tarde para criar o hábito da leitura, mas quanto mais cedo, melhor. “Estudos mostram que o contato com os livros, a leitura entre pais e filhos, contribui para a segurança emocional das crianças, para um relacionamento mais saudável e mais estável”, finaliza.

Dia do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril em referência ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, em 1882, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Lobato é autor de “Urupês”, “Reinações de Narizinho”, “A Chave do Tamanho”, “Caçadas de Pedrinho”, entre outros.

Mais lidas

Ídolo do Santos, Serginho Chulapa sofre infarto e passa por cirurgia

Mãe de seis filhos morre após ser baleada durante operação policial em Santos

Homem morre após atirar contra policiais militares em São Vicente

Campinas ganha Casa do Hip Hop que promete ampliar a cultura na cidade

Brasil perde para o Uruguai nos pênaltis e está fora da Copa América

Mulher morre em acidente na Rodovia dos Bandeirantes

Feriado da Revolução Constitucionalista será chuvoso em Santos

VEJA TAMBÉM