O governador Tarcísio de Freitas vai à região de Campinas nesta quinta-feira (25/04) para entregar obras e serviços que garantem mais desenvolvimento, diálogo e dignidade para a população do estado de São Paulo. Às 9h, na cidade de Americana, Tarcísio faz a entrega de 442 moradias subsidiadas pelo programa Casa Paulista para famílias com renda de até três salários mínimos, com investimento estadual de R$ 5,7 milhões.
Na sequência, às 11h, em Hortolândia, o governador e a primeira-dama Cristiane Freitas inauguram a primeira Praça da Cidadania do interior paulista, com espaços para qualificação profissional e serviços que criam oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além da entrega de casas, e de uma praça o Governador com certeza deve comentar a decisão da Justiça que acolheu a um pedido do sindicato dos Ferroviários de São Paulo, e suspendeu a assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades. O Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi o único interessado na licitação, e portanto venceu o leilão que ocorreu no último dia 29 de fevereiro.
O sindicato fez diversos questionamentos. Entre os principais, alega que por ter sido o único participante do Leilão, esse fato “frustra o caráter competitivo da licitação”. Outro questionamento é a inclusão da concessão da linha 7 – Rubi da CPTM no contrato.
O sindicato é contra, alegando que as primeiras concessões já realizadas das linhas 8 e 9 não funcionaram, por causa dos constantes problemas que têm ocorrido nestas linhas: colisão entre trens (sem vítima), descarrilamento, falta de ar condicionado, por exemplo. A Justiça determinou que a assinatura ficará paralisada até que “informações sejam prestadas e o mérito analisado”. A decisão foi da Juíza Simone Casoretti, da 9a. vara de SP. Cabe recurso e o Governo Estadual vai recorrer.
O Leilão definiu a concessão para a Primeira Etapa/Trecho Norte – que liga Campinas e São Paulo, com parada em Jundiaí. O trajeto prevê um tempo de percurso de no máximo 1h05, à R$ 64 o ingresso, com redução de CO2, criação de empregos diretos e indiretos.
Previsão de conclusão em 2031