O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, confirmou nesta quinta-feira (20/06), o segundo caso importando de febre chikungunya. O paciente é do sexo masculino, com faixa etária entre 50 e 59 anos, e havia viajado para o estado de Minas Gerais em dezembro de 2023 e voltou a Piracicaba em janeiro de 2024, apresentando sintomas da doença.
O primeiro caso confirmado da doença, foi em abril, em paciente do sexo masculino, com faixa etária entre 30 e 39 anos, também com histórico de viagem para o estado de Minas Gerais. Os dois casos evoluíram para cura.
Em 2023, foram três casos confirmados e nenhum óbito pela doença. “É importante lembrar que este é mais um caso isolado da doença onde o paciente foi infectado fora da cidade, durante uma viagem, portanto, não é preciso preocupação”, enfatizou Marcelo Pinto de Carvalho, ordenador de despesas da Secretaria de Saúde.
Desta forma, a Secretária Municipal de Saúde, segue com os trabalhos de combate ao mosquito Aedes, que também é transmissor da Chikungunya.
Arrastão da Dengue
Neste sábado (22/06), das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue vai passar pelos bairros Cecap, Eldorado e Terra Rica, com ponto de encontro no Varejão Municipal do Cecap, à rua Afonso Fioravante. A ação é realizada pelo Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde.