A Escola Municipal Emília Maria Reis, que fica no bairro da Vila Belmiro, em Santos vai ficar fechada até o dia 10 de julho, por conta dos casos de sarna humana que foram notficados nas últimas semanas. Até a sexta-feira (28/06), foram registrados, entre os 458 alunos, 40 casos de escabiose (sarna humana) de pessoas que frequentam a unidade, sendo 32 estudantes e oito profissionais. Todos foram encaminhados para as policlínicas da cidade, onde receberam o devido tratamento,
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que escabiose não é uma doença grave e que não demanda notificação compulsória – exceto em casos de surto, o que não existe na cidade de Santos.
O Poder Municipal ressaltou que o fechamento da escola, que não é previsto em protocolo, tornou-se opção para proteger todos os alunos e funcionários. Durante este período, a escola passará por uma nova limpeza terminal (voltada à desinfecção).
A doença
A escabiose – mais conhecida como sarna humana – é uma doença benigna, que exige cuidados e tratamento médico, mas sem gravidade. Está no rol de doenças da infância e acaba sendo inerente ao contexto escolar. Medidas como o afastamento dos acometidos, limpeza diária (durante as atividades) e terminal (após o fechamento da unidade) – procedimentos adotados pela escola – garantem a interrupção da transmissibilidade.