Campinas foi homenageada pela Câmara de Deputados nesta quarta-feira (03/07). A sessão solene, em homenagem aos 250 anos da cidade, foi proposta pelo deputado federal e ex-prefeito da cidade, Jonas Donizette.
Além do prefeito Dário Saadi e do vice, Wanderley de Almeida, vereadores, autoridades e representantes de diversos setores da cidade participaram da cerimônia, em Brasília. “A emoção é muito forte por representar Campinas nesta sessão solene. Nossa cidade nasceu da necessidade, da fé e da paixão que todos tiveram e que têm por ela”, disse o prefeito Dário Saadi.
O prefeito também parabenizou o deputado Jonas Donizette pela iniciativa da lei que torna a cidade a “Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação”, aprovada recentemente na Câmara Federal.
Em entrevista a equipe de reportagem da VTV, o deputado disse que o principal intuito da sessão é homenagear as pessoas que vivem em Campinas. “Precisamos homenagear as pessoas da cidade, que dedicaram suas vidas para ajudá-la, reconhecer as pessoas que trabalham por Campinas atualmente, que fazem o município ser esse grande polo”, declarou Jonas Donizette. (veja abaixo)
Ainda segundo ele, muitas pessoas vêm para Campinas para estudar e decidem viver aqui. “Campinas merecia uma tese sobre a formação da sua população levando em conta as universidades. Nós agregamos pessoas que, com o tempo, vão amando Campinas e ficam na cidade”, completou.
Os reitores da Unicamp e da PUC-Campinas, Antonio José de Almeida Meirelles e Germano Rigacci Jr, respectivamente, também ressaltaram as vocações de Campinas. “A inovação hoje em dia é a rota para desenvolvermos a nossa sociedade com grande rapidez e intensidade”, disse o reitor da Unicamp. “Campinas é oficialmente a capital nacional da ciência, tecnologia e inovação. Não é apenas um nome descolado de uma realidade, mas um nome que está muito vinculado à história de Campinas”, falou Rigacci.
Também participaram do evento o presidente do TRT 15º Região, Samuel Hugo Lima, e o presidente da Câmara Municipal, Luíz Rossini. A sessão solene está disponível no site da Câmara Federal.