A menina de apenas 1 ano precisou ser internada na UTI do Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas. Porém, na manhã desta sexta-feira, a criança deixou a UTI, mas permanece internada.
Segundo os pais da menina, eles a levaram para a creche na manhã desta terça-feira (02/07), como de costume, às 07h. A criança estava bem, e os pais foram trabalhar. Por volta das 14h, Jailson Pereira, pai da menina, recebeu uma ligação do “centro de cuidados”, que é particular e onde a criança fica a tarde, após o período escolar. “Eles disseram que minha filha estava desacordada, passando mal, e que iam levá-la para o pronto socorro”, contou o pai.
Jailson saiu do trabalho e foi até o PS onde a filha estava. Chegando lá, encontrou a menina desacordada e respirando com a ajuda de aparelhos. “Perguntei o que tinha acontecido, mas ninguém sabia, ninguém viu, ninguém soube me explicar”, pontuou o pai.
Segundo Jailson, a proprietária do “centro de cuidados” informou que pegaram a filha dele na saída da creche, mas que a criança já estava mole e com dificuldades para respirar, então decidiram levá-la para uma unidade de saúde.
“Não é possível que uma criança saia de casa bem e de repente os pais recebam uma ligação falando que a criança está desacordada”, disse o pai, que explicou não estar acusando ninguém, apenas querendo respostas sobre como sua filha se machucou.
A menina precisou ser encaminhada com urgência para o Hospital das Clínicas, onde foi submetida a uma tomografia que constatou um coágulo na cabeça e uma fratura na parte posterior do crânio. A criança passará por uma nova tomografia neste sábado (06/07) e segundo os pais os médicos não descartam a possibilidade da necessidade de uma cirurgia.
O pai registrou um boletim de ocorrência, e a polícia investigará o caso.
Esclarecimentos
Em nota, a Secretaria de Educação informou que a criança chegou às 7h de terça-feira (02/07) ao Centro de Educação Infantil Maria Célia Pereira, no Parque Cidade, onde foi deixada pelos pais. Até as 14h30, horário em que permaneceu na unidade, foi supervisionada por monitores e pela professora da sala, e estava bem, seguindo a rotina escolar. Todas as ocorrências envolvendo alunos na escola são registradas e comunicadas às famílias. Não houve incidente na escola, e a criança foi entregue sem sintomas ao responsável que a buscou às 14h30 na creche. A Secretaria de Educação está à disposição da família para qualquer esclarecimento.
Já o advogado do “centro de cuidados” informou que a criança esteve na unidade por um período, mas não soube especificar quanto tempo. Além disso, destacou que a equipe procurou ajuda médica assim que percebeu o estado da criança e afirmou que a documentação da unidade está em ordem com a prefeitura.