O Rio Piracicaba amanheceu neste domingo (07/07) com a milhares de peixes mortos na orla. Segundo testemunhas, também há presença de espuma na água. Os peixes ficaram amontoados e claramente com dificuldade de respirar. (veja no vídeo abaixo)
A rampa pública de barcos, no bairro Nova Piracicaba, foi o local com relatos de situação mais grave, na saída de água da ponte pênsil, na Rua do Porto.
As causas dessa mortandade ainda são investigadas pelos órgãos ambientais, mas as primeiras informações são de que o tempo seco favoreceu para a redução da oxigenação da água.
Amostras estão sendo coletadas para análise e a Cetesb monitora o Rio. O Semae informou, em nota, que monitora a qualidade da água e notou, a partir das 4h deste domingo, alterações na quantidade de oxigênio, situação que agravou por volta de 6h.
Em nota, a CETESB informou que a fonte poluidora, que ocasionou a mortandade de peixes, foi identificada pelos técnicos. Durante as vistorias, eles identificaram de onde partiu a descarga irregular de efluentes lançados no Ribeirão Tijuco Preto. O Ministério Público já foi informado e assim que os resultados das análises saírem será definida a penalidade.
*Colaborou para a reportagem Valéria Hein