Cinco reuniões do Comitê das Crianças, seminários, reuniões do Comitê Intersetorial, OlimPIC, Semana do Brincar, visitas e passeios educativos. Estas foram algumas das ações promovidas pelo Plano Primeira Infância Campineira (PIC) no primeiro semestre de 2024. O programa auxilia na elaboração e execução das políticas públicas direcionadas a primeira infância no município de Campinas.
O PIC conta com um comitê formado por crianças entre 4 e 12 anos chamado “Comitê das Crianças”. O grupo é composto por 12 conselheiros, de diversas regiões da cidade e diferentes classes sociais, que se reúnem mensalmente para a criação e aplicação de políticas públicas voltadas ao próprio público infantil.
No último semestre, houve cinco reuniões do comitê entre fevereiro e junho, que trataram diversos temas como o papel das crianças como agentes multiplicadores e ouvintes da sociedade, instruções para o combate à dengue, além de 15 propostas que envolvem saúde, educação, assistência social e meio ambiente a partir do olhar das crianças, para serem apresentadas ao prefeito Dário Saadi.
Na Semana Mundial do Brincar, que ocorre no fim de maio, o PIC também marcou presença com atividades para as crianças espalhadas pela cidade, que foram desde peças de teatro em escolas até oficinas para confecção de jogos de tabuleiro. O programa também disponibilizou diversas sugestões de brincadeiras em seu site para a semana. No início de junho, o OlimPIC reuniu centenas de crianças entre 3 e 10 anos para se divertirem e aprenderem regras sobre vários esportes, como basquete, ciclismo, skate, atletismo, futebol, entre outros.
Outras ações importantes relacionadas ao PIC nesse período contemplam o terceiro Seminário Municipal da Primeira Infância, que reuniu cerca de 580 pessoas ao longo de três dias de encontros; participação em eventos estaduais sobre o tema primeira infância; visitas educativas ao Museu da Água e ao parque do Campinas Decor; disponibilização de livros gratuitos; e orientações a respeito da saúde das crianças, enfatizando medidas para evitar doenças como a diabetes.
O PIC
O Plano Primeira Infância Campineira tem como objetivo central ter uma cidade economicamente sustentável e humana, com políticas públicas que possam quebrar o ciclo de pobreza e mudar a estrutura social de uma sociedade, com base nas crianças de zero a seis anos.
O PIC funciona por meio de uma coordenação executiva, em parceria com os articuladores das três principais secretarias envolvidas no projeto, Saúde, Assistência Social e Educação, que se reúnem quinzenalmente.
Além disso, a integração entre as secretarias é feita por um Comitê Municipal Intersetorial, que conta com representantes do poder público e da sociedade civil. A elaboração e execução das políticas públicas direcionadas a primeira infância no município é possível a partir do esforço integrado desses profissionais. Vale destacar que os projetos sociais na cidade seguem normalmente ao longo deste semestre.