fbpx

VTV News | Notícias do Interior e Litoral de São Paulo

Search
Close this search box.

Piracicaba é a 16ª cidade do Brasil em qualidade de vida

Cidade foi bem avaliada em setores como a educação e a cultura

Piracicaba está na 16ª posição no IPS (Índice de Progresso Social) de 2024, ferramenta criada por cientistas da Universidade de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que avalia o desempenho das sociedades e a qualidade de vida.

O Índice analisa áreas como necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. É mensurado a partir de 9 níveis de progresso social e varia de 0 a 100.

De acordo com a ferramenta, em dez anos, o Brasil caiu 21 posições e passou da 46ª colocação, em 2014, para a 67ª, neste ano. Com pontuação média de 61,83, o índice reflete a piora nos níveis de desigualdade social e econômica do país.

Já a nota de Piracicaba é superior à nacional. A cidade atingiu 69,95, se destacando em áreas como acesso ao conhecimento básico, direitos individuais, nota média do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acesso à cultura, lazer e esportes.

Os dados coletados para o levantamento são do Censo de 2022, que mostra Piracicaba com 423.323 habitantes e uma renda per capita de R$82,5 mil.

O ranking é liderado pela cidade de Gavião Peixoto (SP), com pontuação de 74,49, seguida de Brasília, com pontuação de 71,25. São Carlos aparece em terceiro lugar com 70,96 pontos. Da região de Piracicaba, Águas de São Pedro aparece na oitava posição e Campinas em 18º lugar no levantamento. A cidade com pior qualidade de vida do País é Santa Rosa do Purus, no Acre, com 43,78 pontos.

Mais informações sobre o IPS Brasil podem ser consultadas no link: https://ipsbrasil.org.br/explore/scorecard/SP/3524709.

Autor

Mais lidas

Criança cai em buraco de seis metros e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros

PM é flagrado jogando homem de ponte na zona sul de São Paulo

Mega-Sena da Virada 2024 terá prêmio de R$ 600 milhões

10 jogadores são dispensados no Guarani

O que aconteceu com o homem que foi jogado da ponte por PM

VEJA TAMBÉM