A 27ª edição da tradicional Festa da Polenta, que acontece no entorno da igreja do bairro, na praça Padre Jacob Stenico, começou nesta sexta-feira (19/07), com programação que segue no sábado e domingo.
O evento, com muita comida típica e apresentações da cultura local, é uma realização da Associação de Moradores de Santa Olímpia, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac – Secretaria Municipal da Ação Cultural, Semdettur – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. A entrada é gratuita.
São esperadas 25 mil pessoas nos três dias de evento que também mobiliza cerca de 300 pessoas de Santa Olímpia, entre voluntários na cozinha, nas barracas, montagens da estrutura e até mesmo quem prepara doces e pães e os doam para serem comercializados na cafeteria do bairro.
No lançamento da festa realizada no bairro em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (18/07), Tatiane Gonçalves, presidente do Circolo Trentino di Santa Olímpia, ressalta que toda a verba arrecadada será revertida para a comunidade, que investe desde a manutenção da praça até o incentivo aos grupos de dança, por exemplo.
A coletiva também contou com a presença do diretor cultural da associação, Rudinei Stenico, da princesa da festa, Julia Negri Staufaker, da rainha da Ana Júlia Gonçalves, do padre da comunidade Antônio Alves Dia, Patrícia Delgado, diretora do turismo da associação de moradores de Santa Olímpia, além de autoridades do município.
“É com muita alegria que chegamos à 27ª edição de forma ininterrupta – mesmo durante a pandemia, fizemos em versão drive-thru, para manter a economia da comunidade aquecida. Hoje temos mais de 300 voluntários atuantes, que começaram o trabalho no domingo e seguem até segunda ou terça-feira da semana que vem, no pós-festa. Além de mostrar a gastronomia trentino-tirolesa, nossa intenção é mostrar o modo de vida local. Muitos perguntam se Santa Olímpia é uma cidade; não, somos piracicabanos!”, destaca Patrícia.
Na parte do artesanato, serão mais de 100 itens de produtos que serão comercializados no recinto denominado Ghetoti, que fica aberto todos os dias da festa.
Para a 27ª edição, são aproximadamente cinco toneladas de comida, entre polenta frita, polenta brustolada (assada na chapa e acompanhada de queijo), polentota e a polenta com frango ao molho, crauti (chucrute) e cucagna (fritada de ovos, cebola, queijo, tomate e linguiça caseira). Também serão servidos vinhos produzidos por moradores do bairro.
As iguarias começaram a ser feitas hoje, um dia antes da abertura oficial. Na quinta, são preparadas 10 panelas, mais seis na sexta e, durante a festa, é feita a polentota, que é a polenta mole, e outros tipos. Já a polenta frita está encomendada cerca de 1.500 quilos.
A cucagna, prato típico de Santa Olímpia, é um dos carros-chefes do cardápio da festa. “Antigamente, era com ingredientes que sobravam de outros preparos e eles misturavam tudo”, conta Patrícia.
E assim como em anos anteriores, a 27ª edição da Festa da Polenta também terá opções veganas. O macarrão, por exemplo, é servido ao molho sugo, além de todos os pratos que podem ser pedidos sem a proteína de carne.
A rainha da 27ª edição é Julia Negri Staufaker, de 18 anos, e a faixa de princesa fica esse ano com Ana Júlia Gonçalves, de 13 anos. Elas são responsáveis por recepcionar o público e participam de todas as atividades do evento. “É um orgulho poder representar nossa comunidade tirolesa”, conta a rainha. “É uma cultura muito bonita que não pode ficar restrita ao bairro”, completa a princesa.
O museu do bairro Santa Olímpia, que preserva a história e os costumes dos primeiros imigrantes tiroleses em Piracicaba, vai abrir em horários especiais durante os três dias da 27ª Festa da Polenta. Voluntários da comunidade se revezam para abrir o local e mostrar aos visitantes.
Serviço
- O que: 27ª Festa da Polenta
- Quando: sexta-feira (19), das 19h à 1h, sábado (20), das 11h à 1h, e domingo (21), das 8h30 às 19h
- Onde: entorno da igreja do bairro Santa Olímpia, na praça Padre Jacob Stenico
- Quanto: entrada gratuita