fbpx
Search
Close this search box.

Concerto da Banda Sinfônica do Exército encerra as comemorações dos 250 anos de Campinas

As comemorações dos 250 anos de Campinas foram encerradas neste sábado, 27 de julho, com uma apresentação magnífica e digna de uma metrópole. A última de tantas atrações oferecidas à população ao longo do mês foi a apresentação da Banda Sinfônica do Exército, na EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), uma das Sete Maravilhas da cidade. Cerca de 600 pessoas assistiram a um concerto com repertório misto de Carlos Gomes, Djavan, trilhas de filmes e com direito ao “Parabéns a Você”, no caso, à cidade.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli esteve no evento. O diretor da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Wanilton Mahfuz, também prestigiou a apresentação. Foi uma hora de demonstração da versatilidade da Banda Sinfônica do Exército.

“Foi um presente para Campinas. A parceria trouxe a possibilidade de ter esta Banda Sinfônica, relembrando a origem com a Orquestra Sinfônica de Campinas e encerrando o mês de aniversário de uma forma integrada com o Exército, que é uma força viva da cidade”, disse Alexandra Caprioli.

Na abertura do concerto, o cerimonial do Exército destacou a parceria de sucesso de 65 anos de Campinas e da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército).

O público cantou o Hino Nacional e depois ouviu um repertório variado. A primeira música foi “O Guarani”, do compositor campineiro Carlos Gomes, que muitos não sabem, mas que teve a sua vida ligada às bandas de música. Outro destaque, lembrado durante a apresentação, foi a relação da Banda Sinfônica do Exército com o maestro Benito Juarez, que foi o seu fundador e também regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 25 anos.

A banda, composta por 48 músicos, foi regida pelo subtenente Daniel da Silva Filho. O público ouviu “Mourão” (Guerra Peixe e Cleber Polido); as trilhas dos filmes “Em Algum Lugar do Passado” e “Silverado”; um pout-pourri de músicas de Djavan e ao final, uma pela mexicana “Paconchita” (Oscar Navarro). O público pediu bis, que foi de “Tico Tico” de Carmem Miranda e, ao final, o parabéns para Campinas.

Banda Sinfônica do Exército (BSE)

A Banda Sinfônica do Exército (BSE) foi criada em 2002 pelo então Comandante do Exército, General de Exército Gleuber Vieira, e é vinculada ao Comando Militar do Sudeste, sediado em São Paulo, que na época era comandado pelo General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque. Tem como objetivo principal fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, e estabelecer um elo artístico-cultural com a sociedade brasileira.

A BSE foi fundada pelo maestro Benito Juarez. Ela é gerida pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) e tem a Fundação Habitacional do Exército (FHE/POUPEx) como sua principal patrocinadora.

Em sua trajetória, a banda se apresentou em locais como o Memorial da América Latina, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Municipal de São Paulo entre muitos outros. O reconhecimento de sua excelência musical veio com o prêmio “Melhor Projeto Musical Erudito de 2008”, conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Autor

Mais lidas

Manifestantes fazem ato em Santos pelo fim da escala 6 x 1

Homem esfaqueia companheira e foge do local do crime em Indaiatuba

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

VEJA TAMBÉM