Campinas amanheceu com uma queda brusca na temperatura nesta terça-feira (30/07), e os termômetros não devem ultrapassar 21 graus na cidade, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura). Já durante a madrugada, ventos fortes e chuvas isoladas começaram a ocorrer.
Os ventos terão velocidades médias em torno de 30 km/h, com rajadas ocasionais de até 40 km/h. O céu deve permanecer nublado, alterando o cenário de sol forte e céu limpo que predominou neste outono e inverno.
A temperatura mínima ficará em torno de 15°C e a máxima em torno de 21°C. Há possibilidade de chuvas leves e isoladas a qualquer momento do dia, sem previsão de chuvas intensas ou volumosas. Segundo o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy, os ventos devem persistir até a madrugada de quarta-feira (31/07). “Os ventos podem acentuar a sensação de ‘friozinho’, e a temperatura não vai subir tanto. Isso é um reflexo principalmente da maior presença de nebulosidade, que impede a entrada de luz solar, responsável por elevar a temperatura durante o dia”, relata Bruno.
A tendência para quarta-feira (31/07) é que o tempo volte a firmar e o sol reapareça com força. A temperatura mínima ao amanhecer, no entanto, deve permanecer amena, em torno de 14°C, enquanto a máxima deve subir, chegando aos 27°C. Os dias seguintes devem manter condições semelhantes, com tendência a novos períodos de baixa umidade relativa do ar à tarde e elevação gradual das temperaturas máximas.