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Saúde Digital atende quase 240 mil pessoas em Campinas

Programa usa Inteligência Artificial para atendimentos de pacientes

O programa Acesso Fácil Saúde Campinas alcançou a marca de 238,1 mil interações entre pacientes e o SUS Municipal durante atendimentos e orientações. O levantamento inédito considera serviços de telessaúde e uso da inteligência artificial (chatbot) para otimizar assistência e reduzir a falta de pontualidade em agendas.

Os dados consideram resultados das modalidades digitais aplicadas desde a implementação de cada uma até a última sexta-feira (26/07), quando o balanço foi finalizado.

Como foram as interações?

Cinco eixos foram considerados no registro de interações com pacientes. Todas significam, na prática, comunicações da Saúde que chegaram aos usuários da rede:

  • Interação para reduzir absenteísmo em consultas nos centros de saúde: 89.644
  • Chatbot dengue: 89.067
  • Interações durante teleconsultas e teleinterconsultas: 36.720
  • Chatbot para marcações de teleconsultas: 8.132
  • Interações com a Ana, assistente virtual da Saúde Digital: 14.623

O que é cada eixo?

No fim de maio, a secretaria da saúde concluiu a implementação do recurso de chatbot em todos os 68 centros de saúde (CSs). Com isso, todas as unidades básicas podem usar mensagens pela assistente virtual “Ana”, pelo WhatsApp, para lembrar os pacientes das marcações de consultas e exames. O objetivo é redirecionar vagas que seriam perdidas.

Foram registradas 89,6 mil interações e o resultado efetivo sobre redução do absenteísmo ainda está em levantamento pelos CSs. No período foram disparadas 109,7 mil mensagens. A projeção da Saúde é atingir, em breve, capacidade de até 70 mil disparos mensais e permitir a recuperação de quase 84 mil consultas e exames no período de um ano.

O contato do WhatsApp é identificado pelo “Acesso Fácil Saúde Campinas” e o número que aparece para o paciente é o (19) 9-9604-3012. Duas mensagens são disparadas:

  • Sete dias antes da consulta ou exame, o paciente precisa confirmar a agenda
  • Na véspera do agendamento, o paciente recebe um lembrete

Vale destacar que não é possível enviar mensagens para este contato, mas somente interagir para realizar confirmações sobre perguntas feitas via chatbot.

Chabot dengue

Toda pessoa diagnosticada ou com suspeita de dengue, após atendimento no SUS Municipal, incluindo a Rede Mário Gatti, recebe via WhatsApp mensagem de chatbot que auxilia no acompanhamento das condições do paciente. Caso necessário, é feita nova orientação sobre busca por atendimento presencial em uma das unidades.

Até a semana passada, 45.383 pacientes foram acompanhados após interações. Deste total, 15.117 foram reencaminhados aos serviços de saúde por conta de sinais de alarme provocados pela doença, hidratação inadequada ou em virtude das duas situações.

Interações durante as teleconsultas e teleinterconsultas

A oferta de telessaúde cresce desde março de 2023, quando passou a ser implementada gradativamente na cidade. Desde então já foram contabilizados 36,7 mil teleatendimentos, incluindo retornos de usuários: 23,6 mil teleconsultas e 13 mil teleinterconsultas.

A telessaúde é sempre indicada após o usuário do SUS Municipal receber uma avaliação prévia feita por um profissional de saúde na unidade básica de referência ou diante da possibilidade de oferta para usuários aguardando atendimento com especialista. Caso ele aceite a oferta, há duas formas de acesso aos serviços:

  • 1) Teleconsulta: o paciente pode receber um atendimento diretamente com o médico por meio da videochamada, utilizando o computador ou celular próprio, ou infraestrutura de uma unidade de saúde. Neste momento ela pode ser realizada com médicos clínicos gerais ou de especialidades credenciados ou de outras unidades que são especialistas em dermatologia, reumatologia, gastroenterologia, proctologia e neurologia.
  • 2) Teleinterconsulta: quando o médico da unidade de saúde percebe a necessidade do apoio, suporte e avaliação conjunta com um outro profissional especialista, ele pode, por meio do uso da plataforma de telessaúde, fazer uma solicitação na especialidade. Profissionais das Policlínicas e outros parceiros do município otimizam esta assistência quando atendem aos chamados para fazer orientações, indicações de exames e outras condutas para o médico da família do paciente. Esta oferta já está disponível para as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia. Com isso, o paciente recebe dois atendimentos em única consulta. Há ainda teleinterconsultas multiprofissionais para suporte às equipes, como no caso do Centro de Referência ao Idoso.

Na prática, o usuário da rede pública, ao buscar por um centro de saúde, pode receber a oferta de uma assistência mais ampla e ágil, o que também beneficia quem realmente precisa dar continuidade no atendimento presencial. Quem aceita a telessaúde recebe uma mensagem da Ana pelo número (19) 9-9604-3012.

O paciente que concorda recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS pelo número da Saúde Digital, o (19) 9-9962-0245. Um pouco antes do horário, um link será enviado ao celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual.

Em relação às teleconsultas agendadas para especialidades, a secretaria envia uma mensagem para confirmar interesse na consulta. Neste grupo foram 8,1 mil interações.

Interações e avaliações da Ana, assistente virtual da Saúde Digital

Quem recorre à Ana via site da Saúde consegue acessar informações de uma série de serviços do SUS Municipal: resultados de exames, saúde da mulher, atendimento domiciliar, saúde bucal, saúde da criança, vacinas, medicamentos, centros de saúde, zoonoses, dengue e consultas. Foram 14,6 mil interações para mais informações e esclarecer dúvidas.

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