O cenário econômico brasileiro para o 2º semestre e as perspectivas de investimentos, especialmente de organizações do interior de São Paulo, estarão no centro do debate de especialistas do banco BV, da LongPing High-Tech e da Deloitte, no dia 8 de agosto, no auditório do CIESP, em evento organizado pelo IBEF Campinas Interior Paulista (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).
O economista chefe do Banco BV, Roberto Padovani, será o palestrante e fará uma análise da conjuntura econômica atual, cujos indicadores revelam reação – PIB e IPCA crescem acima do esperado este ano, por exemplo – embora haja projeção de aumento da inflação, segundo analistas consultados pela pesquisa Fcous, do Banco Central.
O CFO da LongPing High Tech, Ricardo Eguchi, o sócio líder para a indústria de Consumer Business e regiões do interior de São Paulo, Centro-Oeste e Triângulo Mineiro da Deloitte, Paulo Tarso, e o economista chefe da Deloitte, Giovanni Cordeiro, participarão como debatedores.
Durante o evento, a Deloitte apresentará a pesquisa “Agenda – Estratégias empresariais para o ambiente de negócios”. O estudo destaca as iniciativas e opiniões de 411 lideranças de organizações que, juntas, representam 20% do PIB do País. Esse empresariado considera moderada a evolução atual da economia e aponta a complexidade tributária ainda como o maior desafio para o crescimento de diversos setores produtivos no País.
Paulo Tarso e Giovanni Cordeiro darão ênfase às informações obtidas junto a 57 representantes de organizações do interior de São Paulo e do Centro-Oeste. As respostas foram coletadas entre 26 de fevereiro e 25 de abril de 2024.
“Essa pesquisa é a mais abrangente sobre cenário econômico e perspectivas de investimentos já realizada pela Deloitte no Brasil. Ela traz recortes específicos e apresenta a visão de gestores de organizações brasileiras com relação ao cenário de negócios, às novas demandas da transformação tecnológica no ambiente corporativo e a outras pautas que direcionam as empresas a um futuro promissor e socialmente responsável. É certamente um instrumento valioso para os empresários da região”, comenta o sócio líder de Consumer da Deloitte, Paulo de Tarso.
De acordo com Valdir Augusto de Assunção, presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, a iniciativa vai reunir executivos da região em busca de troca de informações sobre o mercado e seus negócios. “O estudo da Deloitte traz um panorama da visão do empresariado com um recorte regional que, para nós aqui do interior do estado, é fundamental. Receberemos no evento especialistas com atualizações importantes e informações muito estratégicas para as tomadas de decisão”, diz.