Em sua terceira edição, a Festa das Nações em Mogi Guaçu, que começou na última sexta-feira (02/08) e terminou neste domingo (04/08), contou com a presença de cerca de 1 mil pessoas por dia no Centro Cultural Municipal da cidade.
A festa, que busca promover ações culturais, incentivar o espírito de congraçamento entre os povos e a diversidade gastronômica, contou com dez barracas oferecendo pratos típicos de países como: Argentina, Bélgica, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, países árabes, Portugal e, claro, o Brasil. Cada uma delas procurou oferecer o que há de melhor.
Segundo Lívia Godoy, comerciante de uma barraca com comidas típicas de Portugal, o evento melhorou com as edições. “Na primeira edição, a gente não tinha experiência nenhuma, então precisávamos criar os pratos e pesquisar o que cada país tinha para oferecer. A Secretaria de Cultura nos ajudou bastante”, relata a comerciante.
O município ofereceu capacitação para que os comerciantes pudessem oferecer as comidas e bebidas típicas de cada país. De acordo com o secretário de Cultura, André Sastri, “os próprios restaurantes e ambulantes não tinham essa vivência, então eles criaram, foram atrás e fizeram com que isso fosse concretizado junto a nós”, conclui o secretário.