Os Jogos Olímpicos miram os holofotes para modalidades esportivas que muitas vezes são pouco lembradas pela população. No entanto, em Campinas, a Prefeitura trabalha para mantê-las em evidência.
A Secretaria de Esportes e Lazer da cidade oferece os mais diversos cursos para pessoas interessadas. É o caso da ginástica de trampolim, que tem aulas gratuitas no Galpão dos Lemos, que fica dentro da Estação Cultura, e também no Centro Esportivo Educacional São José CE Mário Maiolini, no Jardim São José, na região Sul da cidade.
Atualmente, cerca de 100 crianças e adolescentes praticam aulas de ginástica de trampolim nestas duas unidades.
Beatriz da Silva, de 12 anos, participa destas aulas há 3 anos no Galpão. Ela diz que aproveitou sua paixão por cama elástica para começar a praticar o esporte. “Eu gosto muito de cama elástica. Quero que a Ginástica de Trampolim seja minha profissão. O espaço e os equipamentos daqui são muito bons. Indico para quem quer começar a participar”, disse.
Já Helena Francisco, de 15 anos, que também é uma das alunas matriculadas nas aulas do Galpão dos Lemos, começou a praticar ginástica de trampolim sem pretensões, e hoje é apaixonada pela modalidade. “Meu irmão já fazia aulas aqui. Um dia eu vim assistir e fiquei com vontade de fazer também. Antes de entrar em definitivo, fiz uma aula de teste e entrei para a equipe. Já faz 2 anos que estou aqui e gosto muito”, afirmou.
Olimpíadas
Nos Jogos Olímpicos de Paris, que tiveram início em 24 de julho, dois brasileiros competiram na modalidade. Camilla Lopes representou o Time Brasil no trampolim individual feminino e Rayan Dutra no trampolim individual masculino.
Os alunos interessados em fazer aula de ginástica de trampolim devem se inscrever pelo formulário da lista de espera do Instituto Voando Alto (clique aqui) As chamadas para as vagas são por ordem de inscrição.