fbpx
Search
Close this search box.

Mural na avenida Barão de Itapura homenageia artista campineiro José Pancetti

Autor é Fabiano Carriero; obra é resultado de edital “Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo 'Campinas Arte Urbana – Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano”

A parede da avenida Barão de Itapura, na pista sentido Taquaral, sob o pontilhão da avenida Gov. Pedro de Toledo, ganhou um mural feito pelo artista plástico, gravurista e muralista Fabiano Carriero, em homenagem ao artista campineiro José Pancetti. A obra é resultado do edital de credenciamento nº 002/2023 “Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo ‘Campinas Arte Urbana – Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano’”, parceria entre a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.

Carriero buscou com seu mural “Marinheiro da terra roxa” resgatar e preservar a memória do artista campineiro, cuja obra também está exposta nos acervos de grandes museus e leva seu nome no Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

“José é um dos grandes artistas modernos da cidade, tanto que o MAAC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas leva seu nome… Além de uma avenida no Jardim Aurélia. Eu penso que o legado de Pancetti não está apenas em suas obras, que integram o acervo do MACC. Elas estão também, provavelmente, em muitas histórias espalhadas pelos cantos da cidade”, comenta Carriero.

O mural surgiu por meio de referências das obras do José Pancetti. “Pancetti é considerado um artista das paisagens, mesmo tendo feito muitos retratos e autorretratos… Entre estas paisagens, o mar e o ambiente praiano são muito frequentes em suas obras. Por isso, trouxe na obra este elemento, com uma embarcação marinha”, acrescenta o artista.

Segundo o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes, trata-se do avanço de uma parceria bem-sucedida, que está chegando a muitos espaços públicos da cidade como escolas, viadutos e outras áreas. “Com esses editais de chamamento, as secretarias de Cultura e do Clima estão, juntas, buscando sensibilizar as pessoas para as questões ambientais de forma democrática, contribuindo para a ampliação da consciência sobre temas importantes e valorizando os nossos artistas”, destaca Rogério Menezes.

Autor

Mais lidas
Foto/reprodução: CCI

Carreta trava rodovia e congestiona trânsito na Cônego Rangoni

Tentativa de furto termina em disparo contra vizinho que flagra o crime; Vídeo

Empresário morto em aeroporto delatou lavagem de dinheiro do PCC na Baixada Santista

Manifestantes fazem ato em Santos pelo fim da escala 6 x 1

Homem esfaqueia companheira e foge do local do crime em Indaiatuba

VEJA TAMBÉM