O Centro de Hematologia de Campinas enfrentou uma diminuição de 40% no estoque total de sangue, o que é preocupante, já que a unidade é responsável por mais de 70% das transfusões de sangue dos hospitais da cidade de Campinas e região.
A necessidade de sangue abrange desde situações críticas de saúde, como acidentes, queimaduras e intercorrências cirúrgicas, até pacientes que dependem diariamente de sangue para continuar vivos e manter a qualidade de vida, como em alguns casos de câncer, anemias, entre outros.
Segundo a Drª Acacira Araujo, do CHC, a única forma de abastecer os hospitais com esse insumo é através da doação de sangue. “Nós precisamos de um número grande de doadores para poder abastecer todos os hospitais e atender todos os pacientes que necessitam. Também enfrentamos a questão da qualidade e compatibilidade do sangue”, relata a médica.
A baixa nos números de doações preocupa principalmente em períodos de baixa temperatura. Segundo o centro, nesses períodos o número de doadores tende a diminuir, o que pode agravar ainda mais a situação do estoque de bolsas de sangue.
A Drª Acacira ainda enfatiza que a doação de sangue é um processo seguro e muito simples. “As autoridades de saúde do Brasil são muito rigorosas com relação a todo o processo, então doar sangue não traz nenhum tipo de prejuízo ao doador… e você ainda está fazendo um benefício para a sociedade”, conclui.
Requisitos para ser um doador:
· Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
· Estar bem de saúde.
· Ter entre 16* e 67 anos.
· Pesar no mínimo 50 Kg.
· Não estar em jejum.
- Entre 16 e 17 anos trazer o termo de consentimento assinado pelo responsável.
Onde doar?
- Campinas
- Endereço: Av. Júlio de Mesquita, 571
- Estacionamento Gratuito: Av. Benjamin Constant, nº 1916, Cambuí.
- Horários: De Seg à sexta, das 8h às 14h. Sábados em horários especiais.
- Americana
- Endereço: Praça Francisco Matarazzo, 60 – Vila Galo, Americana – SP (Hospital São Francisco)
- Horários: De Seg à sexta, das 7h30 às 12h30. Sábados em horários especiais.