O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) afirmou que um relatório preliminar a respeito das causas do acidente aéreo que matou 62 pessoas em Vinhedo na última sexta-feira (09/08), deve ser divulgado em 30 dias.
O órgão também prevê encerrar os trabalhos no local nesta segunda-feira (12/08) e informou que conseguiu extrair todo o conteúdo das duas caixas-pretas do avião.
“Após a conclusão da Ação Inicial, a investigação avançará para a fase de Análise de Dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”, destaca o Cenipa.
A retirada da aeronave acontece após o investigador-encarregado do Cenipa e o responsável pela investigação policial liberarem o trabalho de limpeza e de reparação de danos, que são de responsabilidade da Voepass.
Identificação dos corpos
Até a última atualização desta reportagem, o Instituto Médico Legal (IML), em São Paulo, liberou, neste domingo (11/08), o corpo de uma das 62 vítimas do acidente com o avião da Voepass, em Vinhedo, e outros 7 passam pela fase final de procedimentos para serem entregues às famílias. Das vítimas, 12 foram identificadas.