Neste sábado (24), uma ventania atingiu Campinas, causando baixa visibilidade devido à poeira e registrando quedas de árvores. Segundo o Cepagri, as rajadas de vento chegaram a 75,9 km/h.
O avião de pequeno porte saiu da pista de decolagem no Aeroporto dos Amarais em Campinas e colidiu contra o alambrado. Um motorista que passava pelo local registrou a cena, mas, até o momento, não há informações de feridos (veja o vídeo).
Queda de árvores
De acordo com a Defesa Civil, equipes do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) estão atuando em diferentes pontos da cidade na remoção de 36 árvores que caíram. Neste domingo (25), os trabalhos serão reforçados, totalizando seis equipes e 60 profissionais. Houve relatos em algumas regiões de um fenômeno chamado “poeira soprada”, que ocorre quando o vento suspende areia, poeira e outras partículas do solo. Ninguém se feriu.
“Poeira Soprada”
Segundo o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy, a força do vento provocou o fenômeno conhecido como “poeira soprada”, em que fortes rajadas promovem a suspensão de material particulado, como poeira e areia, da superfície.
Essa “poeira soprada” reduz a visibilidade e pode, segundo Bainy, ser perigosa em áreas de rodovias, por exemplo.