Em uma missão para salvar vidas, a Guarda Municipal se mobilizou e reuniu 67 agentes de segurança da corporação, que se voluntariaram para doar sangue na manhã desta segunda-feira (26) no Hemocentro do Hospital Mário Gatti. Esta é a 6ª edição da Campanha Sangue Azul da GM de Campinas, promovida com o objetivo de reforçar os estoques do banco de sangue e, desta forma, evitar que procedimentos médicos sejam suspensos.
Alguns tipos sanguíneos estão em situação crítica desde a semana passada, com estoque para menos de um dia, e ainda há riscos de cancelamento de cirurgias eletivas por conta da falta de sangue.
A Comandante da GM, Maria de Lourdes Soares, reforçou o objetivo da Campanha. “A Guarda Municipal está presente em todos os eventos importantes da cidade e não poderia deixar de contribuir numa situação humanitária como essa. A nossa atitude é para ajudar a salvar vidas em Campinas e também estimular outras pessoas a virem até o Hemocentro e fazerem sua doação. Às vezes um amigo ou um parente pode precisar, então é muito importante que a gente mantenha esses bancos de sangue com um estoque considerável”, destacou a Comandante.
📲 Participe do canal VTV News no WhatsApp
Para o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, a mobilização da GM é sempre bem-vinda. “A ação dos guardas municipais é muito importante nesse momento, quando os estoques de sangue estão críticos. Eles têm sido grandes parceiros em situações críticas como a que estamos vivendo. A única forma para termos estabilidade nos estoques é com doações, uma vez que o sangue não pode ser produzido. Que essas doações sirvam de estímulo para que outras entidades organizem grupos para esse fim humanitário”, destacou.
Segundo o Hemocentro, uma bolsa de sangue contendo 450 mililitros do material pode salvar de duas a quatro vidas.
Doadores
Doador desde 2018, o guarda municipal do monitoramento, Edmar Duarte, se engajou hoje na Campanha Sangue Azul para ajudar quem precisa. “É importante suprir o estoque para atender a necessidade de quem precisa de uma transfusão e também para evitar que os hospitais tenham que cancelar as cirurgias. Além da missão de cuidar da segurança pública em Campinas, estou aqui nessa missão solidária, que também faz parte da GM, de contribuir com a comunidade”, declarou Duarte.
Bem calma na hora de doar o sangue, Claudineia Zancani compartilha com o GM Duarte a participação neste ato solidário. “Acho importante estar aqui para reforçar o estoque, a gente nunca sabe quando vai precisar. Já tive situações de familiares que precisaram de transfusão e, desde 2006, sou doadora regular. Inclusive, incentivo outras pessoas a fazerem o mesmo. Meus dois filhos se tornaram também doadores”, contou.
Onde doar
Posto Unicamp – Hemocentro
Rua Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária – Barão Geraldo
De segunda-feira a sábado (inclusive feriados) das 7h30 às 15h
Posto Mário Gatti
Avenida Prefeito Faria Lima, 340 – Parque Itália
De segunda-feira a sábado (inclusive feriados) das 7h30 às 15h