Devido à forte onda de calor que atinge a região, a Fundação Florestal anunciou nesta segunda-feira (2) o fechamento temporário do Parque Estadual Itapetinga e do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, em Atibaia. A medida, válida até o dia 12 de setembro, tem como objetivo prevenir incêndios florestais, que se tornam mais frequentes em condições climáticas extremas.
Entre as áreas afetadas estão a Pedra Grande, Pedra do Coração, Trilha da Minha Deusa, Trilha da Mangueira, Trilha da Gruta São José, Pedrinha e a Cachoeira do Barrocão. O fechamento é parte de uma ação mais ampla que abrange todas as Unidades de Conservação da região metropolitana e do interior do estado de São Paulo.
Segundo a Fundação Florestal, a decisão visa proteger os visitantes e permitir que as equipes se concentrem na prevenção e combate a possíveis incêndios florestais, além de oferecer suporte às comunidades vizinhas. A situação será monitorada continuamente, e a reabertura dos parques pode ser reavaliada a qualquer momento.
Os visitantes que planejavam ir ao local são orientados a seguir as orientações das autoridades e, em caso de emergência, contatar a Defesa Civil pelo número 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.
Além do Parque Estadual Itapetinga e da Pedra Grande, outras áreas como o Parque Estadual Juquery, Floresta Estadual de Guarulhos, Parque Estadual Jaraguá, e Estação Ecológica de Itapeti também estão temporariamente fechadas.