A Polícia Federal (PF) de Campinas realizou, na manhã desta quarta-feira (11), uma operação contra fraudes em pagamentos do Auxílio Emergencial, um benefício oferecido pelo governo federal durante a pandemia da COVID-19.
Ao todo, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo e Praia Grande. Os valores das contas dos investigados foram bloqueados. Segundo a PF, o suspeito, que é de Hortolândia, invadiu e fraudou pelo menos 47 contas de clientes da Caixa Econômica Federal e desviou R$ 35 mil em benefícios pagos do Auxílio Emergencial entre os meses de maio e junho de 2020.
A corporação informou que a investigação começou em fevereiro e conseguiu identificar a suspeita de fraude através de uma análise no sistema Tentáculos da Polícia Federal, que detecta fraudes eletrônicas bancárias. A Polícia Federal disse ainda que o investigado utilizava máquinas de cartão de crédito da empresa em trabalhava para simular pagamentos e retirar os valores das contas das vítimas.
O suspeito abriu outras contas em nome de outras pessoas para direcionar as transferências das contas. Aparelhos eletrônicos, cartões bancários e chips de celular foram apreendidos durante a operação, que recebeu o mesmo nome do sistema que identificou as fraudes, Tentáculos. O material apreendido vai ser levado à Delegacia da PF em Campinas.
No mandado cumprido em Praia Grande, foram apreendidos 38 chips de celulares. O homem vai responder por furto mediante fraude e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 18 anos de prisão.