O Pico das Cabras, no limite entre as cidades de Campinas e Morungaba, voltou a registrar um grande foco de incêndio na noite deste sábado (14). O Corpo de Bombeiros continua trabalhando no combate às chamas neste domingo (15).
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas já foram controladas na área de vegetação em Campinas; porém, no município de Morungaba ainda há focos de incêndio na manhã deste domingo.
Na ultima terça-feira (10), um homem de 47 anos foi preso, acusado de ter ateado fogo na região, e o Ministério Público abriu um inquérito para investigar as causas e os danos ambientais causados pelos incêndios.
As rajadas de vento estão em torno de 35 km/h no local do incêndio no Pico das Cabras, o que contribui para a propagação do fogo.
Em um dos pontos de combate em Morungaba, foi encontrado um balão caído na mata (veja o vídeo).
De acordo com a Defesa Civil, neste fim de semana, a região de Campinas também registrou focos de incêndio em Monte Alegre do Sul, Santo Antônio de Posse e Amparo. O Corpo de Bombeiros registrou, este ano, um aumento de 623% no número de focos de incêndio atendidos.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e outras agências, está atuando em 11 cidades com ocorrências de incêndios florestais. Ao todo, 12 aeronaves estão em operação, sendo 7 de asa fixa e 5 de asa rotativa.