Atibaia conquistou uma notável classificação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), alcançando a nota 7,3 nas escolas municipais. Esse resultado posiciona a cidade com a maior nota no Estado de São Paulo e a quarta maior do país entre cidades com mais de 100 mil habitantes. Segundo a prefeitura do município, a conquista reflete o esforço contínuo em promover a inovação e a qualidade no ensino, com ênfase na valorização dos profissionais de educação.
Para Claúdia Colombo, diretora de uma escola municipal em Atibaia, o bom vínculo entre funcionários e alunos resulta em boas notas. “Desde a entrada no portão, a forma como a criança é acolhida e o trabalho entre professor e aluno faz toda a diferença”, aponta.
Atualmente, a rede de ensino municipal atende cerca de 16 mil alunos, com 41 escolas oferecendo ensino em tempo integral, 14 com jornada parcial e oito com jornada parcial.
Ainda segundo Claúdia, os alunos da rede municipal participam de muitas atividades no contraturno. “Às vezes, uma criança tem dificuldade em uma disciplina dentro da sala de aula, mas ela consegue se destacar nessas atividades extras, como atividades artísticas ou esportivas, e isso melhora a autoestima da criança”, conta a diretora.
As aulas que acontecem no contraturno abrangem vários temas e áreas pedagógicas. De acordo com Cecília Ernandes, coordenadora da unidade escolar, diversas oficinas são realizadas, “como jogos de alfabetização, atividades recreativas e esportivas, experiências matemáticas e artes. São atividades diferenciadas do ensino formal”, relata.
A diretora ainda aponta que a intenção é sempre aumentar o índice, porém a maior preocupação é com o aprendizado das crianças.