A Prefeitura de Campinas realizará nos dias 17 e 18 de setembro o agendamento para castração gratuita e microchipagem de cães e gatos, voltado a tutores residentes na região da Vila Lemos. Serão disponibilizadas 1.000 vagas para o procedimento que acontecerá entre os dias 23 e 27 de setembro.
O agendamento poderá ser feito presencialmente, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Administração Regional 10, localizada na rua Amadeu Mendes, 85, Vila Lemos.
Para efetuar o agendamento, os tutores devem ser maiores de 18 anos, apresentar RG, CPF e comprovante de endereço, além de residirem em um dos bairros contemplados: Alto Nova Campinas, Bairro das Palmeiras, Chácaras Estância Aveiro, Jardim Andorinhas, Jardim Baroneza, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Guarani, Jardim Itatiaia, Jardim Itayu, Jardim New York, Jardim Paulistano, Jardim Proença, Jardim São Fernando, Jardim São Joaquim, Jardim Santa Eudóxia, Jardim Tamoio, Vale das Nascentes, Vila Lemos, Vila Marta e Vila Orozimbo Maia.
Apenas os animais previamente agendados poderão passar pelos procedimentos.
Importância da castração
A castração é uma ação fundamental para a qualidade de vida e longevidade dos animais, prevenindo comportamentos indesejados como fugas, agressividade e marcação de território, além de reduzir a incidência de ninhadas indesejadas e o abandono de filhotes.
Segundo o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPbea), responsável pelo programa, o procedimento também ajuda a prevenir doenças como infecções, tumores de mama, útero, próstata e testículos.
Os tutores que participarem do programa receberão orientações sobre os cuidados necessários no pré e pós-operatório, além dos medicamentos necessários para a recuperação do animal em casa.
Microchipagem
Os animais castrados também serão microchipados, recebendo um dispositivo subcutâneo que armazena informações sobre a raça, idade, vacinas, e os dados do tutor, facilitando a identificação e o retorno ao lar em casos de perda.
Castramóvel
Os procedimentos ocorrem no Castramóvel, ônibus adaptado que circula pelos bairros de Campinas para realizar as cirurgias de castração e microchipagem de cães e gatos.
De janeiro de 2021 até o início de setembro de 2024, a Prefeitura realizou 32.395 cirurgias de castração de cães e gatos.
O DPbea é um órgão vinculado à Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e responsável pela formulação, planejamento e execução da política para a população animal no município.