O Procon Campinas alerta os consumidores para tomarem cuidado com o “golpe do cashback”. Sites e posts na internet informam que consumidores teriam direito a receber dinheiro de volta de operadoras de cartão de crédito, o famoso “cashback” por orientação do Procon e disponibilizam link para informar dados para recebimento. Suspeitos chegam a utilizar vídeos produzidos com Inteligência Artificial, e que imitam vozes de jornalistas conhecidos, para enganar as pessoas.
O órgão ressalta que não existe nenhuma comunicação do Procon sobre “cashback”, logo, esses sites são falsos e podem roubar dados de usuários. Na última semana, foram registradas três reclamações por telefone sobre o golpe em Campinas. “O Procon Campinas recomenda que os consumidores fiquem atentos para esse tipo de divulgação na internet. Desconfie, e se tiver dúvida, entre nos canais oficiais do Procon ou ligue para o telefone 151. É importante evitar clicar em links de redes sociais e não informar dados de cartão de crédito. Criminosos podem tentar roubar seus dados”, afirmou a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo.
Consumidores que se sentirem lesados em golpes do tipo devem registrar Boletim de Ocorrência.
Vale ressaltar ainda que o Procon Campinas não envia e-mails para consumidores ou fornecedores sobre assuntos como cashback, brinde ou promoção. Caso tenha cadastro no Procon e possua atendimento em aberto, os e-mails enviados pelo Procon possuem sempre a extensão@campinas.sp.gov.br. E-mails sem essa extensão devem ser desconsiderados.
Informações
Para mais informações, o Procon disponibiliza o telefone 151, o e-mail procon@campinas.sp.gov.br. O serviço possui sete unidades descentralizadas em várias regiões da cidade para atendimento presencial, além de plantões mensais no CIC Vida Nova. Os endereços estão disponíveis no link: procon.campinas.sp.gov.br/atendimento.