Para assegurar o direito soberano de voto de todos os eleitores, e em conformidade com a Resolução Nº 23.736/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral, Campinas terá ônibus gratuito no 1º turno das Eleições 2024, que será realizado no domingo, dia 6 de outubro. A medida vale para o período das 6h até as 19h; ou seja, duas horas antes até duas horas depois do horário de votação, estabelecido no período das 8h às 17h, tendo como referência o horário de Brasília (DF).
O Decreto Nº 23.584/2024, contendo a normativa, foi publicado na edição desta terça-feira (1), no Diário Oficial do Município.
Além da gratuidade no transporte público coletivo municipal, no dia das Eleições, também a frota de ônibus estará com 100% de operação. Será a mesma quantidade de veículos disponível nos dias úteis, durante o período da gratuidade.
A cidade tem, atualmente, 1.006 ônibus, distribuídos em 237 linhas. Em agosto, foram transportados uma média de 447 mil passageiros por dia útil.
Ciclofaixa de Lazer
Para assegurar o direito de ir e vir, no dia das Eleições, a operação da Ciclofaixa de Lazer Taquaral Norte-Sul estará suspensa no domingo, dia 6 de outubro. Normalmente, o espaço de lazer é aberto aos ciclistas sempre aos domingos e feriados, das 7h às 12h.
Já a “Operação Lagoa”, que também é realizada aos domingos e feriados, no entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e Praça Arautos da Paz estará ativa, no período das 7h às 13h.
Eleições em Campinas
Confira alguns números das Eleições 2024, em Campinas. O município possui 884.726 eleitores. Eles estão distribuídos em sete zonas eleitorais. São 263 locais de votação, no município.
Foram convocados 10.096 moradores para trabalharem nas Eleições, como mesários. Campinas possui cinco candidatos a prefeito e 612 candidatos à vereador.