A Receita Federal apreendeu nesta segunda-feira (21), a maior quantidade de cocaína no Porto de Santos em 2024. A droga, com um peso total de 1.201 kg, estava escondida em meio a uma carga de sucata metálica com destino à Espanha.
A operação, que contou com o apoio de cães farejadores e análise de imagens de scanners, foi possível graças à adoção de novos parâmetros nos sistemas de gestão de riscos. Essa tecnologia de ponta permitiu identificar e bloquear a carga suspeita, composta por cinco contêineres.
Dentro de um dos contêineres, os agentes encontraram a cocaína em caixas metálicas, em uma tentativa de burlar a fiscalização. A droga estava estrategicamente distribuída entre 24 toneladas de sucata, o que dificultou a identificação durante a inspeção.
A Polícia Federal foi acionada para dar continuidade às investigações e identificar os responsáveis pela tentativa de envio da droga para a Europa.
Diminuição do tráfico no Porto de Santos ao longo dos anos
A Receita Federal vem registrando cada vez menos apreensões de cocaína no Porto de Santos. Isso se deve por conta do reforço nas fiscalizações e diminuição nas tentativas de tráfico internacional com intermédio do porto.
Segunda maior apreensão do ano
A Receita Federal apreendeu no dia 03/07 deste ano um total de 882 kg de cocaína no Porto de Santos. A droga, que estava oculta em um carregamento de 677 toneladas de açúcar, tinha como destino final a Guiné, na África Ocidental.
A descoberta ocorreu durante uma operação de rotina de vigilância e repressão aduaneira, realizada por equipes da Alfândega de Santos. A carga, distribuída em 25 contêineres, chamou a atenção dos agentes por apresentar características suspeitas. Após uma análise mais detalhada, os cães farejadores da Receita Federal indicaram a presença de entorpecentes em um dos contêineres.
A cocaína estava cuidadosamente escondida em 20 sacas de ráfia, demonstrando a sofisticação da operação de tráfico. A tentativa de disfarçar a droga entre o açúcar visava dificultar a ação das autoridades e burlar os sistemas de controle.