Um empresário de 59 anos foi detido em flagrante pela Polícia Militar na noite desta sexta-feira (25) por distribuir panfletos com conteúdo difamatório e fake news contra o candidato à prefeitura Helinho Zanatta, no bairro Jaraguá, em Piracicaba.
O suspeito, segundo a Polícia, estava usando uniforme de uma empresa especializada em eventos e entregas. Em seu depoimento na delegacia, ele confessou ter sido pago em dinheiro vivo para distribuir um lote de 10 mil panfletos.
Agora, a polícia e a Justiça Eleitoral deverão cumprir mandados de busca e apreensão em locais suspeitos de terem produzido os panfletos e feito a impressão dos materiais, que foram apreendidos.
Foi registrado um boletim de ocorrência com base no código eleitoral, alegando a divulgação de informações inverídicas sobre partidos ou candidatos. Depois de prestar depoimento, o empresário assinou um termo de compromisso para comparecimento em juízo e foi liberado.
“É a atitude característica da velha política, que tenta sujar a honra das pessoas para manipular o eleitor. Por coincidência, é uma ação muito parecida com a que houve na última eleição para prefeito”, disse Helinho Zanatta.
A campanha do candidato pediu para que o caso seja investigado pela Polícia Federal, já que se trata de crime eleitoral.