Se você conhece a versão original da história da Loira do Banheiro, prepare-se agora para conhecer a personagem no ‘Outro Mundo’. No clima do Halloween, o autor da Baixada Santista Marcos Martinz está lançando neste mês o seu quinto livro: “O Diário da Loira do Banheiro”, que alerta sobre o bullying nas escolas de uma maneira leve e divertida.
Na obra de comédia, o autor apresenta o diário da Loira do Banheiro, personagem que possui 1 milhão de “seguimortos” no “Parvagram” e é uma blogueira daquelas. A artista é membra da Associação de Lendas Urbanas, a Hollywood do mundo dos mortos, e lidera o ranking de sustos da entidade.
Por conta de seu sucesso, ela passou a não assustar mais banheiros de escolas e chegou a viver apenas de assombrar hotéis chiques. Porém, após seu ranking cair, a personagem precisa retornar, depois de 80 anos, ao local onde tornou-se conhecida, a mando da Dona Morte (manda-chuva da organização).
De volta às suas origens, a Loira conhece involuntariamente Mirela e Rafael, duas crianças que estão sofrendo com o bullying na escola. Eles são responsáveis pelo canal “AssombrAÇÃO!”, que busca encontrar fantasmas e assombrações, mas nunca obtiveram êxito em suas procuras. Até que, certo dia, os dois conseguem gravar a Loira do Banheiro, passando a ter amizade e ser garota propaganda de sustos deles.
Essa proximidade, de acordo com autor, falar sobre o bullying nas escolas é ainda retratar um problema atual em nosso cotidiano. “Em minha adolescência, eu sofri com bullying e uso isso como referência para escrita deste novo livro. É uma obra que retrata uma temática superimportante, trabalhado com base no poder da amizade, e busquei com que fosse acessível a todas as idades, com muitas ilustrações e personagens do cotidiano das pessoas”, explicou.
O Chupa-cabra é um desses exemplos. Conhecido nas lendas urbanas, em “O Diário da Loira do Banheiro, ele é vegetariano e agroboy. “A Loira tem um crush nele por ser sertanejo e o apelidou de Chuchu. Existem outros personagens irreverentes, como a Ruiva do Lavabo, prima dela, que possui um salão de feiúra (salão de beleza no Outro Mundo) e foi responsável por maquiar uma boneca conhecida dos filmes de terror. É um livro com uma história divertida para tratar sobre o bullying de uma maneira leve, tanto para crianças como aos adultos”, complementa Martinz.
A aceitação do livro vem sendo positiva: a publicação foi a mais vendida do Selo Editorial da Estrela Cultural, que faz parte da Editora Girassol, na Bienal do Livro, em São Paulo. “Pude estar ao lado de diversos autores consagrados e fico muito feliz com essa conquista. É minha quinta publicação e essa tem uma referência especial a ‘O Diário de um Banana’, livro que amo de paixão”, completou.
A obra de Marcos Martinz está sendo comercializada pelo site da Amazon e nas principais livrarias do Brasil.
O Autor – Marcos Martinz tem 23 anos e é morador da Baixada Santista. Autor e palestrante, ele tem 5 livros publicados, com destaque ao “Até que a Morte nos Ampare”, que já ultrapassou a marca de 10 mil livros vendidos e ocupou o primeiro lugar na Amazon em vendas. Seus livros estão inseridos nas salas de leitura de São Paulo, bibliotecas de Mongaguá, Santos e Praia Grande. Mais informações sobre o artista podem ser obtidas pelo Instagram @eumarcosmartinz.