Moradores do município de Socorro, no interior de São Paulo, enfrentam uma situação preocupante com a falta de água em alguns bairros, que completa cinco dias nesta quarta-feira (30).
Segundo a população, o abastecimento foi interrompido desde os temporais da última sexta-feira (25), que provocaram quedas de energia. De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), distribuidora responsável, as chuvas afetaram o sistema de captação da estação de tratamento.
Com o passar dos dias e novas reclamações da população, a justificativa mudou. A empresa relatou problemas na bomba de captação e, mais recentemente, apontou falhas na qualidade da água que chega à estação de tratamento. A cada atualização, as expectativas de resolução se tornaram incertas, criando um clima de indignação, relataram moradores.
Em contato com a Sabesp, a prefeitura municipal foi informada de que a situação deve se normalizar ainda nesta quarta-feira. Em nota, a pasta informou que acompanha de perto o caso e cobra soluções para que o problema seja resolvido o quanto antes.
De acordo com a superintendência da Sabesp, em resposta direta ao prefeito municipal, as equipes trabalharam durante toda a noite desta terça-feira (29) e a madrugada desta quarta (30) para manter o funcionamento da rede de abastecimento, especialmente nos bairros mais afetados, que são os pontos mais altos da cidade.
Segundo o órgão, os principais reservatórios ainda não estão completamente cheios, e a estação de tratamento está operando ininterruptamente.