Veículos da frota municipal de Santo Antônio de Posse foram incendiados por dois suspeitos na madrugada deste domingo (3), no pátio central de ambulâncias, no centro da cidade. Câmeras de segurança flagraram a dupla chegando ao local em uma motocicleta. Eles entraram no estacionamento, jogaram um líquido inflamável nos veículos, que começaram a pegar fogo (veja o vídeo).
Segundo a Guarda Municipal e a Secretaria de Saúde do município, sete veículos ficaram totalmente destruídos e três parcialmente danificados. Um dos carros que estava no local pertencia a um funcionário, enquanto os demais são de propriedade da prefeitura, e o prejuízo calculado é de pelo menos R$ 3 milhões.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve feridos, e as chamas se alastraram rapidamente, atingindo os dez veículos que são utilizados para o transporte de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que precisam passar por atendimento médico em outras cidades, já que em Santo Antônio de Posse não há estrutura para atendimentos mais complexos.
O ato criminoso traz grande prejuízo aos mais necessitados que dependem do SUS, prejudicando a comunidade. Segundo o secretário de Saúde, Paulo José Rodrigues, muitos pacientes poderão deixar de ser atendidos por conta desse incêndio. “Eram carros operacionais para atender a população aqui na cidade e levar pacientes para municípios vizinhos. Então, hoje a nossa população também fica prejudicada. É um absurdo”, contou.
De acordo com a prefeitura, Entre os automóveis atingidos estão uma van Iveco adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, uma van Renault Master de 16 lugares, um micro-ônibus de 25 lugares, uma van Sprinter e um automóvel usado pela Promoção Social. Além disso, um carro particular de um motorista de ambulância ficou totalmente destruído.
O incêndio criminoso contra as ambulâncias ocorreu cerca de duas semanas após outro incêndio registrado na EMEF Professora Isaura de Carvalho Coelho, no dia 24 de outubro e dois dias após câmeras de monitoramento serem danificadas após uma pessoa não identificada atirar contra o equipamento, sendo encontrado dois cartuchos calibre 12 pelo local.
A suspeita é de que fatos estejam relacionados à retaliação do tráfico de drogas em resposta às recentes operações de combate ao crime na cidade.
Um suspeito foi detido por envolvimento na ação. Ele foi encaminhado à delegacia de Jaguariúna, mas ainda não há confirmação de que seja o autor do crime. A polícia civil segue investigando o caso para identificar os envolvidos e suas motivações.