O jovem Fabiano Souza do Nascimento, de 19 anos, foi arrastado por uma corrente de retorno no mar de Praia Grande neste sábado (23) e está desaparecido.
De acordo com Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o rapaz se afogou por volta das 15h45 e estava com um amigo, que acionou a equipe de salvamento. (veja as buscas abaixo)
Eles utilizaram bote e uma viatura de resgate marítimo, próximo ao logal de afogamento. Fabiano tem aproximadamente 1,70 metros de altura e mora em Osasco (SP). Foram utilizadas quatro embarcações e sete guardas-vida.
Segundo o amigo da vítima, Cleiton Messias da Silva, de 27 anos, eles estavam no mar próximo quando Fabiano teria sido surpreendida por uma forte corrente de retorno e se afogou.
Outra testemunha, o dono de carrinho de praia Eronildes Santana Matos, de 55 anos, confirmou a versão do amigo da vítima e relatou que ainda tentou ajudar o jovem.
O que é corrente de retorno?
As correntes de retorno são formadas por ondas depois que elas arrebentam. Quando a água se acumula na beira da praia depois da quebra, retorna ao mar seguindo o caminho com menor resistência, formando um fluxo nessa direção.
Esse retorno do fluxo da corrente é responsável pela maioria dos afogamentos. Os guardas-vida orientam os banhistas para evitar as áreas de risco. Confira a explicação do biólogo Daniel Motta abaixo: