A ‘Gigante de Santos’, roda-gigante instalada no Parque Valongo, teve as atividades encerradas neste domingo (24), menos de cinco meses após sua inauguração em julho.
O equipamento, que prometia atrair turistas e impulsionar o parque como polo de lazer, enfrentou desafios como baixa adesão do público e a ausência de eventos regulares que garantissem fluxo constante de visitantes, segundo o grupo administrador, Coney Island.
Em nota, a empresa pontuou a ‘falta de uma parceria sólida com o poder público’, que teria dificultado a consolidação do projeto. O grupo reforçou, porém, que segue comprometido com o desenvolvimento de novas experiências no país.
O que diz a Prefeitura?
A VTV News entrou em contato com a Prefeitura de Santos, que informou que o contrato com a empresa responsável pela roda gigante expirou em setembro. Assim, o equipamento permaneceu até o último fim de semana, no parque, como parte de eventos autorizados.
Com 32 metros, 20 cabines e quatro lugares cada, a roda-gigante chegou a ser apontada como ‘símbolo de revitalização do Parque Valongo’, mas a baixa frequência diária revelou um problema mais amplo: a necessidade de maior integração entre o espaço, a população local e os turistas.
Para o futuro, o município planeja buscar novas atrações que reforcem a vocação do espaço como centro cultural e de lazer, destacando que a agenda de eventos para 2025 já está praticamente lotada no primeiro trimestre.
O Parque Valongo, um dos principais polos turísticos e de eventos de Santos, foi palco de 13 grandes eventos desde julho, incluindo a Festa Inverno, que registrou público de 90 mil pessoas, e o Festival Geek, com 50 mil visitantes. Mesmo assim, a falta de ações específicas para atrair o público diário ao local impactou a atração de maneira decisiva.