A 86ª edição dos Jogos Abertos do Interior será disputada de 7 a 21 de dezembro, será realizado na cidade de São José do Rio Preto, que recebe a competiçãoJogos Abertos do Interior: pelo segundo ano. A delegação de Campinas terá aproximadamente 100 pessoas entre dirigentes, técnicos e atletas, que asseguraram vaga nos Jogos Regionais de Bragança Paulista.
O congresso técnico da competição confirmou a participação de 136 municípios de todas as regiões do estado de São Paulo. Mesmo com as disputas dos Jogos Abertos do Interior ocorrendo no fim da temporada, Campinas vai competir em seis modalidades oficiais e uma extra, que será experimental.
No Congresso Técnico, a Secretaria Municipal de Esportes de Campinas foi representada pelo professor Edson José Marinelli, o Neno, que confirmou a presença da cidade na competição.
Modalidades e clubes
O boxe do Clube Atlético Campinas vai representar Campinas com 20 boxeadores na categoria juvenil, sendo que oito serão mulheres. Na elite masculina, serão 12 pugilistas no total. A equipe da Associação de Judô Campinas, vai competir com dois atletas no feminino e outros dois no masculino.
Na modalidade de natação serão cinco atletas no masculino, do Tênis Clube, que obtiveram índice para defender a cidade. Já no taekwondo, a equipe Keumgang/Ponte Preta representará a cidade com quatro atletas, sendo duas mulheres e dois homens. No tênis de campo feminino, as atletas do Tênis Clube estarão em quadra.
No vôlei de praia, serão seis atletas, três no feminino e outros três no masculino, pertencentes a Associação Campineira de Vôlei de Praia, que disputam o circuito nacional. E ainda, no tiro ao alvo, duas atiradoras e cinco atiradores, na competição extra aprovada pelos organizadores do evento.
Calendário
Em razão dos Jogos Abertos serem disputados, excepcionalmente, no último mês deste ano, atletas de várias modalidades, apesar de terem índice, não vão competir porque terão disputas a partir do início de 2025, e portanto, precisam respeitar o período de recesso.
Campinas, assim como várias outras cidades, não competirá nas modalidades de atletismo feminino e masculino (Orcampi), badminton feminino e masculino (Fonte São Paulo), basquete Sub 21 feminino (Regatas), ginástica artística e ginástica rítmica feminino (Regatas), tênis masculino (Hípica), tênis de mesa feminino e masculino (Power Pong) e vôlei sub 21 masculino (Vôlei Renata)
Em princípio, o município de Presidente Prudente deveria receber o principal evento esportivo promovido pela Secretaria de Esportes do estado, mas por ter enfrentado problemas estruturais, teve que abrir mão das disputas.
Quando ocorre este tipo de situação, o regulamento determina que o município que sediou o ano anterior volte a realizar os Jogos, por causa da estrutura montada anteriormente. Como a organização do evento em São José do Rio Preto foi bastante elogiada por dirigentes e atletas, a cidade será sede novamente neste ano.