Foto: Emdec/Divulgação
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou uma média de 40 motocicletas com escapamentos irregulares apreendidas por mês ao longo deste ano. Esses veículos, conhecidos pelo ruído excessivo, têm gerado preocupação tanto por infringirem normas de trânsito quanto pelos impactos na saúde auditiva.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerada infração grave conduzir veículos com características alteradas, como escapamentos modificados, ou com o sistema de descarga defeituoso ou inoperante. Além da multa, os condutores podem ter o veículo apreendido em fiscalizações específicas.
Entre janeiro e novembro de 2023, 443 motos barulhentas foram apreendidas em Campinas durante 112 operações realizadas pela Emdec. Apenas no segundo semestre, foram 53 apreensões em 71 fiscalizações.
Especialistas alertam que, além de perturbar o sossego, o uso de escapamentos irregulares pode trazer riscos à saúde auditiva tanto para os motociclistas quanto para as pessoas expostas ao som elevado. As ações de fiscalização continuam em andamento para coibir essa prática e garantir maior segurança e tranquilidade no trânsito da cidade.