Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Mais um jovem de 19 anos desaparece no mar de Praia Grande

Morador da capital São Paulo se afogou neste sábado (7)
WhatsApp Image 2024-12-07 at 11.36.55

Foto: Praia Grande Mil Grau/Divulgação

Na manhã deste sábado (7), um jovem de 19 anos foi levado pelas ondas do mar de Praia Grande. Este é o terceiro caso em menos de duas semanas na cidade. Um outro jovem com a mesma idade também foi levado pela correnteza. Ele permanece desaparecido e os dois afogamentos ocorreram em locais próximos.


Continua após a publicidade

A vítima deste sábado foi identificada como Rafael Xavier de Araujo, morador de Parelheiros, um distrito da capital São Paulo. As buscas ainda continuam. Ele estava com a namorada Ana Luísa Damasceno, de 19 anos, que foi salva. A terceira pessoa afogada foi socorrida no dia 30 de novembro, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O Grupo de Bombeiros Marítimos (GBMar) recebeu o chamado via 193 por volta das 10h40.

“Um casal estava na água. Eles foram arrastados para o fundo e iniciou-se o processo de afogamento. Ela foi retirada por um guarda-vidas e outro banhista com uma prancha, mas ele foi rapidamente arrastado pela corrente”, infomou o GBMar.

Orientações para evitar afogamentos

O comportamento dos banhistas é o fator principal para evitar afogamentos nas praias. Com os casos reincidentes de mortes no litoral de São Paulo, a orientação é que as pessoas procurem locais onde há guarda-vidas por perto. Confira outra orientações abaixo:

  • É necessário tomar bastante cuidado com a corrente de retorno
  • Não utilize boias ou objetos flutuantes, pois eles passam a falsa sensação de segurança e arrastam as vítimas para o fundo sem que elas percebam
  • Em 1/3 dos óbitos, as ocorrências iniciam com um objeto flutuante

Jovens afogados no mar do litoral de São Paulo: O que é corrente de retorno?

O jovem Fabiano Souza do Nascimento, de 19 anos, foi arrastado por uma corrente de retorno no mar de Praia Grande no dia 23 de novembro e ainda está desaparecido.

Veja a matéria completa:

As correntes de retorno são formadas por ondas depois que elas arrebentam. Quando a água se acumula na beira da praia depois da quebra, retorna ao mar seguindo o caminho com menor resistência, formando um fluxo nessa direção.

Esse retorno do fluxo da corrente é responsável pela maioria dos afogamentos. Os guardas-vida orientam os banhistas para evitar as áreas de risco. Confira a explicação do biólogo Daniel Motta abaixo:

Outros casos de afogamentos na Baixada Santista em 2024:


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.